A questão “como WhatsApp ganha dinheiro?” está entre as mais buscadas no Google.Isso porque há a procura constante de pessoas curiosas a respeito do tema. Neste artigo especial que preparamos para você vamos explicar como a empresa possui fontes de renda nos seus dias atuais.
Está curioso para saber como o WhatsApp ganha dinheiro? Então fica ligado nesse texto até o final.
Como WhatsApp Ganha Dinheiro?
Quem imagina que o WhatsApp ganha dinheiro pelo fato de pertencer à megacorporação presidida pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, está enganado. Na verdade, o sistema de troca de mensagens passa por um dilema desde que foi adquirido pelo Facebook em 2014.
O que acontece são divergências internas sobre a utilização de dados dos usuários do aplicativo para finalidades comerciais. Na época, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook ao custo de US$ 22 bilhões.
A política de não utilizar os dados dos usuários era uma premissa sólida.Ela era uma das principais na atuação da empresa desde a sua fundação.Ao afirmar que não exibe anúncios em seu blog, na época o WhatsApp anunciou que “ninguém acorda um dia ansioso por ver mais propaganda, ninguém vai dormir pensando nos anúncios que verá no dia seguinte”.
Mas houve a venda da companhia. E assim,aos poucos estão sendo implementadas modificações que incidem sobre os anúncios viabilizados por meio da plataforma. Essas mudanças, apesar de serem tendências de mercado comentadas por especialistas, parecem que devem ser concretizadas ao longo dos próximos anos.
Mas ainda não sabe exatamente como serão mostrados os anúncios sem que atrapalhe a fluidez característica do sistema.Isso deve ocorrer porque simplesmente o aplicativo não possui uma fonte de renda.Afinal, ele é viabilizado de graça para qualquer pessoa que desejar instala-lo seu dispositivo móvel Android ou iOS.
Vinculação com o Facebook
O WhatsApp ganha dinheiro com a vinculação com o Facebook. O aplicativo atua sobre o sistema de propaganda da rede social. Isto a tornando mais eficiente para atingir o público-alvo. Veja a seguir algumas características desse sistema:
- Todo o conjunto de dados que incidem sobre o comportamento do usuário no WhatsApp é utilizado para melhorar o alcance dos comerciais exibidos por meio do Facebook;
- Há algumas informações repassadas ao Facebook.Entre elas há quanto tempo uma pessoa usa o aplicativo de mensagens, qual a frequência e a versão do programa que está instalada no celular.
- Além disso, por meio do Facebook a administradora também tem acesso ao número de celular registrado no WhatsApp. E claro,do país em que o usuário está e o tipo de telefone e sistema operacional usados.
Sobre o WhatsApp
Inicialmente, quando foi criado, o sistema de troca de mensagens era comercializado a US$ 1. Mas tudo dependia do mercado e do tipo de celular. Essa cobrança foi extinta em 2016. Contudo, mesmo se tornando gratuito, a ideia da administração do sistema sempre foi instituir um modelo rentável de cobrança aos seus usuários.
Confira outras informações sobre o WhatsApp
- Atualmente, o WhatsApp possui cerca de 1,5 bilhão de usuários;
- São enviadas por dia cerca de 55 bilhões de mensagens em todo o mundo por usuários do sistema.