Bora ver como proteger WhatsApp? Com bilhões de usuários no mundo todos, o app é i, dos mais usados do mundo. Isso tem suas vantagens claro, mas, por outro lado, os golpes atormentam milhares de pessoas diariamente.
Os criminosos criam novas fraudes a todo momento e é preciso tomar cuidado para não cair neles. Então, preste atenção neste artigo, pois separamos para você algumas dicas de como proteger WhatsApp.
Essas medidas dificultam a ação dos criminosos e proporcionam uma maior sensação de segurança para o usuário. Além disso, os golpistas adoram se passar por você no aplicativo, entrar em contato com familiares e pedir dinheiro. Por isso, se proteger contra esse problema é uma medida que beneficia você e também todos os seus contatos.
Índice de Conteúdo
Como Proteger WhatsApp?
Antes das dicas de como proteger WhatsApp, precisamos ressaltar que o app é seguro. Existem diversas camadas de proteção ao usuário. No entanto, os principais golpes surgem quando o próprio usuário fornece sua senha, código de verificação ou PIN com o golpista.
Então, aqui já vai a primeira ótima dica: nunca compartilhe qualquer tipo de senha ou código com ninguém. Fazendo isso, você estará mais seguro. Mas existem outras medidas que podem ser tomadas. Confira a seguir.
Ative a confirmação em duas etapas
Quando você instala o WhatsApp, ele pede a confirmação por meio de um código enviado por SMS. Essa é a primeira etapa de segurança antes de começar a usá-lo. Só que, após instalar o aplicativo, você pode inserir mais uma camada de segurança. A chamada confirmação em duas etapas cria uma nova senha de seis dígitos. Assim, se o WhatsApp for instalado novamente, o app pedirá duas confirmações:
- O código enviado pelo SMS;
- O código PIN da verificação em duas etapas.
Essa é a principal dica de como proteger o WhatsApp. E para ativar essa opção, faça o seguinte:
- Na tela inicial do WhatsApp, vá no meu dos 3 pontinhos do lado superior da tela;
- Vá em “Configurações”;
- Se o seu aparelho for iOS, vá em “Ajustes”;
- Clique em “Conta” e seleciona a opção “Confirmação em duas etapas”;
- Agora, crie uma senha de seis dígitos e clique em “Avançar”;
- Confirme a senha, clique em “Avançar” e insira um endereço de e-mail;
- Por fim, o WhatsApp vai pedir para você confirmar o e-mail.
Pronto! Você está mais seguro. No momento em que você voltar para a tela inicial, o WhatsApp já vai pedir para você inserir o novo PIN. E você pode desativar ou alterar a senha quando quiser.
Cadastre sua digital ou rosto para acessar o app
Essas opções estão disponíveis em aparelhos mais novos e são ótimos recursos para proteger o WhatsApp. Para cadastrar a biometria em um aparelho Android, faça o seguinte:
- No menu principal, vá em “Configurações”;
- Clique em “Conta” e, depois, em “Privacidade”;
- Selecione a opção “Bloqueio por impressão digital” (mesmo aparecendo essa opção, seu telefone pode não ter esse recurso disponível).
Já em aparelhos iOS, o processo é parecido:
- Na tela inicial do WhatsApp, vá em “Ajustes”;
- Vá em “Conta” e, depois, em “Privacidade”;
- Selecione a opção “Bloqueio de tela” e ative a biometria, se disponível.
Como Proteger WhatsApp Web?
Assim como nos celulares, o WhatsApp Web também precisa de atenção. A principal medida de segurança, nesse caso, é nunca enviar o QR Code gerado para ninguém. Mas também existe verificação biométrica. Ela é ativada automaticamente quando o usuário cadastra sua digital e rosto para acessar o WhatsApp.
Assim, com a digital e rosto cadastrados, quando o usuário acessar o WhatsApp Web, o app pedirá uma confirmação biométrica no aparelho. Isso diminui muito a chance de qualquer tipo de fraude ou golpe.