Conheça Algumas Curiosidades sobre o WhatsApp

Com mais de dois bilhões de usuários, um dos aplicativos mais famosos do mundo teve sua origem a partir de uma falha. Conheça a história do WhatsApp, como e por que se tornou o meio de comunicação mais revolucionário do mundo!

Como começou o WhatsApp?

O aplicativo, que hoje é baixado gratuitamente, teve seu início como uma alternativa ao SMS, com o diferencial de mapear o status do usuário para receber ligações.

Tudo começou em 2009, quando Jan Koum e Brian Acton, dois amigos recém-saídos do Yahoo, resolveram desenvolver um aplicativo que exibisse uma espécie de status para que seus contatos pudessem apontar informações.

“Estou ocupado”, ou, “Me ligue mais tarde”, para alertar a quem tivesse a intenção de telefonar, afim de não perderem tantas chamadas como era de costume, foram alguns dos status disponíveis.

A partir dessa ideia, e diante da percepção de possibilidades da inovadora Apple Store, em 2009 os amigos decidiram fundar a WhatsApp.inc, um nome trocadilho que faz referência à expressão “What’sup?” (como vão as coisas?). A partir de então, toda vez que um usuário alterasse seu status, todos em sua lista de contatos com o App receberiam um alerta.

Foi quando os usuários começaram a mudar o status não apenas para “estou ocupado”, ou coisas do tipo, mas com mensagens do tipo “Quem anima sair pra beber hoje?”, que o negócio se tornou prospero e viu sua ascensão para o famoso aplicativo de mensagens que conhecemos.

Do primeiro design ao fenômeno mundial

Com esta ideia em desenvolvimento, Acton e Koum contaram com a ajuda de um amigo Russo que conheceram em um seminário de tecnologia da informação, Igor Solomennikov, que foi o programador que mais ajudou na primeira interface do WhatsApp.

Ainda em agosto do mesmo ano, o WhatsApp ganhou sua versão 2.0 e, à medida que o aplicativo foi se desenvolvendo, as pessoas foram se tornando adeptas ao seu uso. Em menos de um ano, a aplicação já contava com cerca de 400mil usuários e quase 40 funcionários.

Junto com a crescente onda do aplicativo, veio também a necessidade de investir em servidores e interfaces mais potentes. Por isso, os amigos Jan e Brian, que haviam saído a pouco do Yahoo, convenceram alguns acionistas da plataforma de que seu negócio era vantajoso, arrecadando cerca de 300mil dólares em investimentos para o software.

Foi a partir desse estímulo que o suporte da empresa se tornou muito maior e conseguiu fornecer novas atualizações, como envio de mídias, por exemplo. Isso, por sua vez, acabou atraindo novos investidores cada vez mais engajados.

Facebook e crescimento mundial

No início de 2014 e após dois anos de negociações, Mark Zuckeberg, CEO do Facebook, acabou convencendo os fundadores do WhatsApp a venderem as ações.

O aplicativo foi vendido com sucesso por cerca de U$ 19 Bilhões (Cerca de 75 bilhões de reais, na cotação da época). Fontes apontam que mesmo após o negócio fechado, os fundadores originais continuaram com certa autonomia para implementar suas ideias.

Anos após o Facebook ter se tornado dono do WhatsApp, o aplicativo hoje acumula aproximadamente 2 bilhões de usuários em mais de 180 países e continua mantendo todos fieis graças a atualizações e medidas de segurança adotadas pela empresa, como as mensagens criptografadas!