O Facebook está facilitando ainda mais a compra de coisas enquanto você passa as fotos do cachorro do seu parceiro de laboratório no colegial. Sim, as Lojas Instagram e o Facebook Marketplace já são exibidos de forma proeminente nas abas de navegação inferiores dos aplicativos. Mas agora, você também pode comprar no WhatsApp, juntamente com outras atualizações.
Hoje, em uma sala de áudio ao vivo, o CEO Mark Zuckerberg anunciou três atualizações de comércio eletrônico que estão chegando aos produtos do Facebook: Lojas no WhatsApp e Marketplace, Anúncios de Lojas e Busca Visual Instagram.
“Mais de 1 bilhão de pessoas usam o Marketplace a cada mês, por isso estamos facilitando para as empresas trazer suas Lojas para o Marketplace para alcançar ainda mais pessoas”, escreveu Zuckerberg em um post no Facebook. Quando os clientes visualizam uma loja no WhatsApp, eles terão a opção de conversar com uma empresa antes de comprar algo.
Em sua conferência F8 no início deste mês, o Facebook revelou atualizações da WhatsApp para Empresas – anteriormente, podia levar semanas para criar uma conta comercial, mas agora, as empresas podem se inscrever em apenas alguns minutos. Embora a WhatsApp tenha mais de 2 bilhões de usuários globais, apenas cerca de 175 milhões de pessoas enviam diariamente mensagens com as contas da WhatsApp Business para coisas como suporte ao cliente.
Uma vez que o Facebook vem impulsionando o comércio eletrônico em plataformas como a Instagram, faz sentido que esta iniciativa se expanda também para a WhatsApp. A implantação de Lojas no WhatsApp começará em breve, e o inventário de Lojas no Marketplace já está disponível para Lojas nos EUA com checkout no local.
O próximo recurso, Anúncios de Lojas, visa proporcionar uma experiência de compra mais individualizada com base nos hábitos de compra individuais das pessoas. Zuckerberg disse: “Estamos lançando a capacidade de uma empresa enviar compradores para onde você terá mais probabilidade de fazer uma compra com base em seu comportamento de compra”.
Muita descoberta de compras começa com a descoberta visual, certo, para que você veja algo que você acha fantástico. E então, sabe, talvez você queira ver outros produtos que são assim, ou você queira descobrir como conseguir esse produto, explicou Zuckerberg. “E este é o tipo de problema com o qual a IA pode realmente ajudar”.
Usando esta IA, as pessoas poderão carregar suas próprias fotos – mesmo aquelas que não tenham postado no Instagram – para encontrar itens similares.