Feed do Instagram: Guia Completo

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o feed do Instagram. Mas você sabe o que é isso e de que forma ele funciona? Hoje vamos entender melhor sobre esse recurso que é um dos mais importantes e utilizados dentro da plataforma.

Assim sendo, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do feed do Instagram. Veja como esse recurso se diferencia de seus stories, além de dicas sobre como organizar as informações de seu perfil por meio dele. Assim você poderá aproveitar todas as suas vantagens.

Confira:

Entendendo o feed do Instagram

Em primeiro lugar, é importante ter em mente o que de fato significa esse termo. De forma geral, isso nada mais é do que um resumo de todas as publicações dos perfis que sua conta segue. Sabe todas as postagens que aparecem quando você acessa o Instagram? Este é o feed.

Ou seja, o feed inclui fotos, vídeos, postagens e informações em geral das pessoas que você está seguindo. Esse é um recurso muito usado dentro do Instagram, e se torna muito útil para:

  • Postar informações cotidianas que você quer compartilhar no Insta;
  • Criar postagens de interação com os seus seguidores;
  • Divulgar produtos, serviços e promoções no caso de perfis profissionais;
  • Além disso, movimentar determinado perfil ou conta de forma geral.

Quando você posta algum conteúdo em seu perfil, compartilhando-o com seus seguidores, ele vai para o feed deles. Mas a forma e a posição em que ele aparece depende de alguns fatores definidos pelo próprio Instagram. Tudo depende do algoritmo da rede social, que irá avaliar a importância da sua postagem considerando, entre outras coisas:

  • A relevância das hashtags que você coloca nela;
  • O sentido que essas hashtags tem dentro de algum tema específico;
  • Além disso, o seu número de seguidores que olham a postagem;
  • E claro, no caso de um perfil público a divulgação e compartilhamento orgânico dela.

Diferença entre feed, reels e stories

Muitas pessoas acabam confundindo esses três recursos, embora eles sejam bem diferentes dentro do Instagram. Enquanto no feed vão automaticamente as postagens que você coloca na forma de publicação, no reels e nos stories isso acontece de forma diferente:

  • No reels é possível gravar vídeos curtos de até 15 segundos. E o diferencial desse recurso é que você pode compartilha-lo tanto no feed quanto nos stories;
  • Já nos stories você compartilha um ou mais conteúdos de alguns segundos, podendo ser imagens, vídeos e gifs entre outros. Mas além dessas postagens não irem para o feed, elas ficarão disponíveis apenas por 24 horas e depois sumirão do Instagram.

Planejando o seu feed

Agora que você já sabe o que é o feed do Instagram, é importante saber como fazer com que suas postagens se destaquem. Isso é interessante tanto para perfis profissionais quanto pessoais, sobretudo no caso de influenciadores digitais. Assim sendo, existem algumas dicas básicas que ajudarão muito neste sentido. Confira as principais:

  • Primeiro, organize o feed das publicações direto no seu perfil. Logo que um seguidor clica nele, é interessante ver todas as suas fotos e postagens em ordem de cores, temáticas e informações, por exemplo;
  • Se você quer impulsionar uma publicação, aposte em hashtags grandes e mais usadas no Instagram. Pesquise pelas quais mais tem a ver com a sua postagem e apresentam um grande volume de buscas;
  • Outra dica bacana é apostar nas promoções que envolvam o compartilhamento de posts, que premiem com produtos, serviços e descontos, por exemplo;
  • Elabore também um calendário semanal de suas postagens. O Instagram permite que você programe seus posts em qualquer dia e horário. Assim, você pode definir momentos específicos para imagens, citações, vídeos e conteúdos diversos;
  • Por fim, também é possível fazer publicações pagas dentro do Instagram. Posts que são patrocinados se destacam de forma natural na plataforma, e não só para os seguidores.

Organize o feed do Instagram de forma simples

Por fim, uma dica valiosa que você pode adotar em todos os seus posts do feed do Instagram é a padronização. Isso significa definir uma estética, adotando um único filtro e cores harmônicas. Além disso, trabalhe com imagens de alta qualidade e aposte em um tema só.

E claro, siga sempre essa regra, mantendo as postagens de seu perfil e seu feed em um único formato. Se precisar, há vários aplicativos que podem ajudá-lo nessa tarefa, como o VSCO para alinhamento visual e o Preview para avaliar as postagens antes do compartilhamento.