“O Instagram bloqueou minhas curtidas e eu não sei o que fazer”. Se você está passando por essa situação preste atenção nesse artigo. Isso acontece por conta de uma ação bloqueada e pode ser muito incômodo para quem usa o app diariamente.
Mas por que isso acontece? O Instagram, desde 2014, intensificou a vigilância colocando em prática as chamadas Diretrizes da Comunidade. Elas visam dificultar recursos de automação, inibindo curtidas e seguidores não autênticos.
Muitas pessoas usam bots e ferramentas de automação para conseguirem mais curtidas e seguidores. E o Instagram está bloqueando esse tipo de ação. Mas nem tudo é perfeito e alguns usuários que não tem nada a ver com isso acabam prejudicados.
Assim, se você se der conta que o “Instagram bloqueou minhas curtidas”, continue neste artigo.
Confira: Não consegue seguir no Instagram? Veja o que fazer
Instagram bloqueou minhas curtidas: origem do problema
Quando você tentar curtir alguma foto ou vídeo, aparece a seguinte mensagem: “Esta ação foi bloqueada. Tente novamente mais tarde. Limitamos determinados conteúdos e ações para proteger nossa comunidade. Diga-nos se você acha que isto foi um engano”.
Na própria mensagem, aparecem duas opções:
- OK;
- Relatar problema.
A mensagem também pode ser um pouco diferente, mas, no fim, ela informa que o app limitou suas ações. E isso pode ter ocorrido por diversos motivos:
- Quando você curte, comenta ou segue/remove perfis com muita frequência e um curto período de tempo;
- Quando seu perfil compra seguidores;
- Também quando seu perfil faz comentários genéricos ou marca várias contas em um único post;
- Por fim, quando seu perfil envia mensagens em massa, seja de forma manual ou automática.
Se você não concorda com o bloqueio, quando aparecer a mensagem informando sobre a ação bloqueada, clique em “Relatar problema”. Você também pode esperar, pois depois de um tempo tudo volta ao normal. Só que o Instagram não informa o tempo para tudo normalizar.
Confira: Seu Instagram não posta foto? Veja as soluções
Soluções Práticas
Além de relatar o problema para o Instagram, separamos mais algumas dicas de como você pode reverter essa situação:
- Deixe claro que você não é um robô: faça isso não exagerando nas interações, não curtindo muitas coisas ao mesmo tempo e não seguindo inúmeras pessoas no mesmo dia, por exemplo;
- Mostre que você não é fake: o Instagram está fazendo um pente fino em perfis fakes. Então, deixe claro que o seu não é um. Por isso, complete todo o seu perfil, com informações de contato que o app pede, incluindo e-mail, telefone, links para outras redes sociais, etc;
- Utilize menos o direct: não envie várias DMs para muitas pessoas em um curto período de tempo. E procure não enviar links por mensagens diretas também;
- Vá com calma nas menções: você pode mencionar pessoas, mas vá com calma, principalmente na hora de mencionar empresas;
- Cuidado com os direitos autorais: o Instagram está de olho nisso também. Então, evite usar vídeos e fotos que não sejam de sua autoria;
- Por fim, cuidado com as postagens em si: nudez e discursos de ódio podem fazer o Instagram bloquear sua conta e ou limitar suas ações. Então, nem pense em compartilhar esse tipo de conteúdo.
O que fazer para voltar a curtir no Instagram?
Para resolver esse problema de ação bloqueada, você pode tentar alguns truques, confira:
- Aguarde 72h antes de tentar “curtir” e “seguir” novamente;
- Mude do Wi-Fi para dados móveis, ou vice-versa;
- Vincule sua conta do Instagram ao Facebook;
- Peça ajuda ao app: vá em “Configurações”, em “Ajuda” e depois em “Relatar um problema”. Explique o que está acontecendo e clique em “Enviar”.
Você pode tentar colocar em prática essas dicas, mas isso não é garantia que o seu Instagram voltará ao normal. Isso depende do motivo que fez o app limitar suas ações. Na maioria dos casos, esperar algumas horas resolve o problema, principalmente se houve um engano do app. Então, se isso aconteceu com você, fique calmo, tente seguir todas as dicas deste artigo e tente contato com o Instagram.