Quais os Melhores Horários para Postar no Instagram?

Hoje vamos falar sobre os melhores horários para postar no Instagram. Esta é uma rede social utilizada pela maioria das empresas. Ela serve para criar um laço mais estreito com o cliente e divulgar seus serviços e produtos. Mas existe todo um processo de planejamento de postagens. Diante disso, você sabe qual o momento ideal para suas postagens?

Vamos tratar deste tema. Afinal, os horários são muito importantes se você quer consolidar sua marca e vender mais com o auxílio dessa rede social. Então, fique ligado e confira quais os melhores horários para postar no Instagram.

Melhores horários para postar no Instagram

Primeiramente, os melhores horários para postar no Instagram variam de acordo com seu público-alvo. Assim, antes de realizar um planejamento de postagens, é preciso conhecer esse público, levantando algumas informações:

  • Faixa etária;
  • Nível de engajamento;
  • Interesse de compra;
  • Perfil social e educacional;
  • Localidade;
  • Entre outros.

Além do perfil do cliente, os melhores horários mudam conforme o dia. Por outro lado, a concorrência é grande nos horários mais utilizados. O segredo é sua empresa saber o timing perfeito para a postagem de acordo com o dia e características do cliente.

Nesse caso, não há um horário fixo pré-definido. Por exemplo, o horário de postagem de uma loja de brinquedo provavelmente será diferente comparado a uma empresa de segurança. Então, o primeiro passo é conhecer os hábitos do seu cliente.

Horários de pico no Instagram

Mesmo que não existam horários padrões para postagens do Instagram, há os chamados horários de pico de engajamento. A Sprout Social, empresa que oferece soluções para gestão de redes sociais, fez um estudo a respeito disso. Ela definiu os horários com maior engajamento no aplicativo, confira:

  • Domingo: Entre 10h e 14h;
  • Segunda-feira: Entre 11h e 17h;
  • Terça-feira: 5h e entre 9h e 18h;
  • Quarta-feira: 5h, 11h e 15h;
  • Quinta-feira: 5h, 11h e 15h;
  • Sexta-feira: 5h e entre 9h e 16h;
  • Sábado: 11h.

Viu como os horários são muito variados e dependem do dia? Pois é, por isso, antes de levar eles em consideração, conheça bem seu público-alvo. Agora vamos a mais informações sobre os horários para postagens no Instagram, também divulgados pela pesquisa da Sprout Social:

  • O melhor horário para postagem, de forma geral, é entre 14h e 15h;
  • As pessoas costumam acessar suas redes sociais logo que acordam pela manhã;
  • As postagens entre 11h e 15h trazem mais engajamento pois sincronizam com o horário de almoço da maioria das pessoas;
  • Nos finais de semana, o melhor horário é às 11h, pois as pessoas costumam se encontrar com amigos e familiares e conferir as redes;

Horários alternativos

Outras pesquisas foram realizadas para definir os melhores horários para postar no Instagram. Em uma delas, a Later, uma ferramenta de marketing focada no Instagram, definiu tais horários:

  • Domingo: 7h, 8h e 16h;
  • Segunda-feira: 6h, 10h e 22h;
  • Terça-feira: 2h, 4h e 9h;
  • Quarta-feira: 7h, 8h e 23h;
  • Quinta-feira: 9h, 12h e 19h;
  • Sexta-feira: 5h, 13h e 15h;
  • Sábado: 11h, 19h e 20h.

Ramo do negócio

Dependendo do ramo do negócio, os melhores horários também mudam. Por exemplo, uma empresa voltada para a saúde postará em horários diferentes do que uma empresa de tecnologia e jogos. Assim, confira alguns setores da sociedade e os melhores horários para postagens:

  • ONGs (sem finalidades comerciais): durante os dias úteis, entre 12h e 17h;
  • Área da educação: o melhor horário é às 20h de segunda-feira. Já o pior dia é o domingo;
  • Área da saúde:melhor horário é às 13h da terça-feira e os finais de semana não são recomendados para esse tipo de postagem;
  • Tecnologia: domingo é o pior dia e o melhor engajamento é entre 10h e 17h de quartas às sextas;
  • Varejo: o melhor dia é o sábado, das 11h às 13h, já o pior dia é segunda-feira.

Levando essas dicas em consideração e conhecendo bem o seu público, as chances de sucesso são enormes para sua empresa. Então, antes de definir os horários de postagens no seu Instagram, faça uma pesquisa detalhada do seu público-alvo.