Não Consigo Instalar o WhatsApp: O que Fazer?

Não Consigo Instalar o Whatsapp: O que Fazer? | O WhatsApp é um aplicativo essencial em nosso celular, por isso é um problema quando não pode ser instalado . Vamos conhecer algumas soluções possíveis para os erros de instalação mais frequentes que surgem no Android e iPhone

Infelizmente, as dificuldades de instalação do WhatsApp são mais comuns no sistema operacional do robô verde, já que o ecossistema fechado da Apple reduz significativamente as falhas no iPhone. Confira mais detalhes aqui no WatsGP.

Não Consigo Instalar o Whatsapp: O que Fazer?

não consigo instalar whatsapp
não consigo instalar whatsapp

Claro, antes de tentar qualquer uma das soluções, o primeiro passo é reiniciar o celular , pois esse simples gesto pode consertar. Devemos também verificar se navegamos na Internet corretamente , para descartar que a conexão com a Internet seja responsável.

Verifique a conexão de dados

Se obtivermos o erro 490, a causa provavelmente é o acesso à Internet. Se a conexão funcionar, há uma série de soluções a serem aplicadas para garantir que tudo esteja correto: A primeira coisa seria tentar uma conexão WiFi para instalar o WhatsApp (se estivermos usando dados móveis).

Feito isso, devemos verificar se a Play Store pode usar os dados em background , a partir deste menu:

  • Configurações -> Aplicativos -> Google Play Store -> Uso de dados -> Dados de fundo -> Ativar. Se nosso celular tiver um gerenciador de download , faremos a mesma verificação:
  • Configurações -> Aplicativos -> Gerenciador de download -> Uso de dados -> Dados de fundo -> Ativar

A seguir, uma boa ideia é limpar o cache da Play Store , seguindo os passos que explicamos no tutorial para limpar o cache no Android . Se já conseguimos instalar o WhatsApp, mas não funciona para nós, o problema seria outro, com soluções alternativas. Precisamos saber se o  WhatsApp está fora do ar ou se nossa operadora está com problemas, pois não terá a ver com o sistema operacional do telefone.

Leia Mais: Quais são as Novas Funções do WhatsApp

Exclua e adicione a conta do Google

É possível que ao instalar o WhatsApp vejamos os erros 413, 481, 491, 492, 505, 907, 910, 921, 927, 941 ou DF-DLA-15 . Todos eles são típicos da loja Android e têm soluções idênticas. É um processo que requer a remoção da conta Google do celular, adicionando-a novamente e limpando o cache da Play Store . Na verdade, o procedimento não é só para o WhatsApp, ele é utilizado mesmo diante das dificuldades de download de aplicativos de todos os tipos.

Se formos afetados, explicamos as etapas do artigo sobre correção de erros ao baixar no Google Play , o que deve nos permitir usar o WhatsApp após concluí-lo.

O espaço livre não é suficiente

não consigo baixar whatsapp por falta de espaço
não consigo baixar whatsapp por falta de espaço

O WhatsApp, excluindo fotos e vídeos recebidos, normalmente ocupa menos de 200 MB de espaço. De qualquer forma, se tivermos armazenamento completo, não conseguiremos instalá-lo , e a solução é deletar o conteúdo.

Se a causa for essa, na Play Store podemos obter os códigos de erro 101, 498 e 919 . E não necessariamente porque temos apenas algumas centenas de megabytes restantes, o WhatsApp recomenda ter pelo menos 1 GB livre para instalar o aplicativo, para processos do sistema.

Portanto, excluir aplicativos, fotos, vídeos e downloads será a solução mais simples, se precisarmos de ajuda explicamos como liberar espaço no Android com uma série de truques.

Seu celular não é compatível

O WhatsApp não pode ser instalado em alguns celulares porque são muito antigos e o aplicativo não oferece mais suporte para eles. Os requisitos mínimos para usá-lo são os seguintes:
• Android 4.0.3 ou superior.
• iOS 9 ou superior.
• KaiOS 2.5.1 ou superior (nem todos os modelos).

Ou seja, estamos falando de celulares muito antigos , já que em 2011 foi lançado o Android 4 Ice Cream Sandwich, ou seja, terminais com cerca de 9 anos. O iOS 9 é de 2015, mas a Apple oferece atualizações mais completas, o que significa que apenas as versões anteriores ao iPhone 4S de 2011 não são compatíveis com o WhatsApp.

Em relação ao KaiOS , é um sistema operacional simples para celulares que não se tornam smartphones completos, usado por marcas como a Nokia em seus terminais básicos.

Claro, se os requisitos mínimos não forem atendidos, não há soluções: você tem que comprar um novo dispositivo . Finalmente, o WhatsApp não pode ser instalado no Android com root ou no iPhone com jailbreak . São modificações do sistema operacional que ampliam suas possibilidades, mas podem reduzir sua segurança.

Na prática, usar o WhatsApp com root ou jailbreak é possível sob certas condições, mas não oficialmente, por isso é uma fonte de problemas, porque se detectar, não funcionará.

Versão mais antiga

Ao instalar uma nova versão do WhatsApp a partir de um arquivo APK Android (ou seja, fora da Play Store), pode acontecer que seja uma versão mais antiga do que a já instalada . Nesse caso, o processo falha, mas sem nos dizer exatamente o que aconteceu.

Isso é comum com mods WhatsApp , adaptações criadas pela comunidade com funções adicionais. Se o mod usar uma versão mais antiga do que a que temos no celular como base, ele não nos permitirá instalá-lo.

Embora a mensagem de erro não nos forneça informações, a solução é simples, por isso vale a pena tentar. Basta apagar o WhatsApp do seu celular e tentar novamente com o APK . Como não tentaremos mais uma atualização, mas instalaremos do zero, o erro não aparecerá.

Você precisa usar o APK do instalador

Às vezes, a recomendação oficial do WhatsApp é instalá-lo externamente na Android Play Store , algo que não acontece com o iPhone, onde não há alternativa para a App Store da Apple.

A causa pode ser uma falha na loja oficial , caso em que o instalador do APK faz parte das soluções de último recurso, ou o fabricante não tem acesso aos serviços do Google, algo que acontece com a Huawei e Honor por causa do bloqueio comercial dos Estados Unidos .

É o que devemos fazer se obtivermos os erros 403, 495, 504, 911, 920 ou 923 durante a instalação, e também mensagens como “erro RPC” ou “pacote de dados inválido” , sempre após verificar se há espaço livre suficiente.

No final das contas, existem muitas soluções quando o WhatsApp não pode ser instalado e, embora não tenhamos certeza de como o conseguiremos, as possibilidades são grandes se experimentarmos os diferentes sistemas.