Como Fazer WhatsApp Comercial

O aplicativo de mensagens WhatsApp possui uma versão específica para conta comercial, chamado de WhatsApp Comercial ou Business. A plataforma possui recursos diferentes das contas pessoais, oferecendo formas do empreendedor poder melhorar a relação com os clientes e otimizar a oferta de seus produtos e/ou serviços.O comerciante pode inserir muitas informações importantes da empresa, como endereço, localização, catálogo, preços e contato. Veja mais detalhes em nosso site.

O que é WhatsApp Comercial?

O WhatsApp Business é um aplicativo totalmente gratuito para iPhone e Android que oferece a possibilidade de lojas, empresas e profissionais enviarem mensagens e proporem seus serviços, melhorando assim a interação com seus clientes.

Você pode configurar todas as informações comerciais, como endereço comercial ou seu site. O aplicativo ainda fornece um código QR personalizado que você pode compartilhar sua conta com qualquer pessoa. Você também pode automatizar conversas configurando respostas automáticas. É claro que, para o resto, o aplicativo pode ser usado como um WhatsApp padrão ou para enviar e receber mensagens com quem quisermos

Quando foi criado o WhatsApp Comercial?

por que usar o whatsapp comercial
por que usar o whatsapp comercial

Como o WhatsApp é um aplicativo que possui cada vez mais usuários, oferecendo acessibilidade e rapidez, os seus servidores viram uma oportunidade de abranger ainda mais o seu uso: ampliar a plataforma para empresas. Foi nessa perspectiva que surgiu o WhatsApp Business para alguns países (incluindo o Brasil) em janeiro 2018, oferecendo a melhoria da comunicação dos empreendedores e seus clientes através de uma conta comercial.

De início o aplicativo era compatível apenas para Android. No ano seguinte, em abril de 2019, surgiu a versão para iOS, abarcando também o Brasil. As versões já apareceram de forma gratuita para os interessados em ser usuários.

Por que Usar o WhatsApp Comercial?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos diariamente. Segundo algumas pesquisas, 9 em cada 10 clientes preferem interagir com as empresas antes , durante e depois da compra por meio de mensagens. Além disso, milhões de empresas já o utilizam.

É claro que representa uma oportunidade importante para as marcas. Também considerando os métodos de pagamento aprimorados, está se tornando uma das opções mais populares para o marketing empresarial.

Como Funciona o WhatsApp Comercial?

Utilizar o WhatsApp Business tem benefícios importantes para os empresários. Entre as vantagens mais pontuadas está no fato de que a maioria das pessoas terem e utilizarem o aplicativo, o que facilita bastante na comunicação com os clientes.

Além disso, também pode-se considerar a credibilidade do perfil comercial; a facilidade do uso de mensagens rápidas e automáticas no atendimento, otimizando as vendas e podendo atender mais de um cliente quase simultaneamente digitando apenas uma palavra; a utilização de etiquetas coloridas para organizar as prioridades dos contatos e pedidos; e a facilidade de ter um catálogo com imagens e preços para o cliente poder usar como vitrine.

No entanto, algumas considerações negativas são observadas por alguns usuários, como o fato de não poder integrar o sistema interno das empresas, impossibilitando de poder usar respostas rápidas mais eficazes ou inteligentes.

As respostas rápidas ficam genéricas para todos os clientes, tornando-as limitadas. Outro ponto, bastante criticado pelos empresários, é de o aplicativo não possibilitar vincular a conta a mais números, restringindo o acesso somente a uma pessoa por vez ou precisando fazer várias contas em números diferentes.

Dessa forma, de modo geral, a ferramenta possui aspectos que necessitam de melhoria, mas, mesmo assim, vale a pena um pequeno empresário criar uma conta comercial do WhatsApp para o seu negócio. Os benefícios são significativos e importantes para o empreendimento.

Quanto custa aprender a como criar um WhatsApp Comercial?

Aprender a instalar e manusear o WhatsApp Business não custa absolutamente nada. O usuário pode buscar informações do passo a passo de como fazer a sua conta comercial gratuitamente em diversos sites disponíveis na internet.

No entanto, é importante estar atento que a instalação do aplicativo WhatsApp Business e o uso dos principais recursos é gratuito, mas alguns recursos da plataforma podem gerar custos. Responder mensagens de negócios após 24 horas e enviar transmissões aos clientes podem gerar custos. Os valores giram em torno de centavos, não existindo exatamente um valor fixo.

Quem pode aprender a como fazer um WhatsApp Comercial?

como funciona whatsapp comercial
como funciona whatsapp comercial

Qualquer pessoa que pretende dar maior credibilidade, otimização e organização a sua pequena ou média empresa pode aprender e usar o WhatsApp Business, basta ter acesso a um Android ou iOS e disponibilidade de um chip somente para aquela finalidade.

Quais as Vantagens do WhatsApp Comercial?

Se você optar por fazer marketing com o WhatsApp Business, deve ter clareza sobre os prós e os contras. Vamos começar com as vantagens.

É Fácil de Usar

Não há nada a entender para usá-lo, basta fazer uma conta e você está no caminho certo. O mecanismo de tique  (primeiro um, depois dois, depois ficam azuis) é imediato e não é por acaso: seus desenvolvedores têm uma prioridade clara, e isso é que o WhatsApp é e continua sendo super fácil e, portanto, super acessível.

Esta é uma vantagem importante. Lembremo-nos de que a Itália é aquele país onde muitas pessoas se gabam de não saber usar uma caixa de e-mail, frase que ouvi vezes sem conta nos meus ouvidos. Cidade, campo, jovem, velho – não importa quem estamos tentando alcançar. Quando estudamos uma estratégia de marketing online para a Itália , não podemos esquecer o grau de analfabetismo em informática em nosso país, que, não surpreendentemente, adotou um meio tão elementar de forma tão calorosa.

WhatsApp Comercial é Instantâneo

Você não precisa se preocupar com conectividade reduzida, taxa de abertura e (não) distribuição. As mensagens chegam imediatamente e são abertas segundos depois de serem enviadas . As melhores campanhas de email marketing têm uma taxa de abertura de 40-55%, as mensagens no telefone têm uma taxa média de abertura de 98%.

WhatsApp Business é Grátis

Não há algoritmos que regem a distribuição de conteúdo no feed, então você não precisa se preocupar em gastar dinheiro para promover as postagens que deseja que alcancem seu público . Aqui a distribuição é toda orgânica, ou seja, gratuita, pelo menos por enquanto.

WhatsApp Comercial é Seguro

É por causa da criptografia ponta a ponta , o que basicamente significa que tudo o que você postar lá (texto, áudio, fotos, vídeos) ficará entre você e os contatos com os quais você compartilhou . Ninguém mais pode descriptografá-lo, nem mesmo o próprio WhatsApp Business.

Para comparação: os e-mails do Gmail não usam essa tecnologia. Eles são descriptografados pelo servidor que os classifica, um pouco como se as cartas que você troca com seu amigo de correspondência pudessem ser abertas no correio. Você deve ter notado isso quando, após uma troca de e-mail, vir anúncios relacionados à conversa que teve. Aconteceu comigo quando planejava meu casamento

Quais as Funções do WhatsApp Comercial?

Como já mencionado anteriormente, o aplicativo WhatsApp Comercial ou Business possui alguns recursos muito úteis para os pequenos e médios empresários. Abaixo pode ser conferido as suas principais funções:

Mensagens Automáticas

Essa função do aplicativo é bastante útil para o empresário poder responder os clientes mesmo quando não pode respondê-los. O recurso possibilita que o cliente que entrar em contato recebe uma mensagem já estabelecida.

O mais usual e funcional desse tipo de mensagem é informar para a pessoa em qual momento a empresa poderá responder. Por exemplo, se o cliente entrou em contato no horário de almoço, a mensagem automática pode ter uma mensagem informando o horário de retorno, o horário de funcionamento e que em breve o atendente irá atender. Dessa forma, o cliente nunca fica sem respostas ou desinformado.

Mensagens Automatizadas

As mensagens automatizadas, também chamadas de respostas rápidas, é um recurso semelhante às mensagens automáticas, porém o atendente deve estar online e fazer alguma digitação para enviar a mensagem pré-estabelecida. A função consiste em salvar algumas mensagens (no máximo 50) que podem ser mais utilizadas no dia a dia da empresa, podendo enviá-las ao utilizar um atalho do teclado escolhido.

Se a empresa vende bicicletas e o cliente pergunta quais modelos a empresa possui, o atendente pode já ter uma mensagem com a relação de todos os modelos, bastando digitar o atalho.

Enquetes no WhatsApp

Enquete é uma ótima alternativa para saber a satisfação e sugestões dos clientes sobre uma empresa. O WhatsApp não possui nativamente a função de gerar uma enquete, porém há aplicativos terceiros que podem fazer e, posteriormente, enviar para os clientes da empresa via WhatsApp.

Localização do seu negócio

Na descrição do perfil da empresa há a possibilidade de inserir os dados de localização da empresa. Há clientes que buscam um dado serviço dependendo da localização ou que prefere ir até ao estabelecimento. Por isso, ao utilizar essa função economiza tempo e otimiza a relação com o cliente.

Comece conversas a partir de anúncios

O empresário pode vincular a sua conta de WhatsApp Business com a sua conta comercial do Facebook, criando um botão. Esse botão nada mais é que um link dentro do anúncio de um produto ou serviço, que leva o prospect à uma conversa no WhatsApp comercial com o empresário. Essa função amplia as possibilidades de vendas da empresa.

WhatsApp Pay

O aplicativo ainda disponibiliza a possibilidade de o cliente poder realizar compras sem sair da plataforma, através do WhatsApp Pay intermediado pelo Facebook. O cliente ou prospect faz o pagamento para qualquer conta de forma gratuita dentro da plataforma.

Para garantir a segurança dos usuários, bandeiras Visa e Mastercard podem intermediar produtos e serviços, tanto para transações de débito como de crédito.

Como fazer conta comercial no WhatsApp?

whatsapp comercial

Fazer o WhatsApp comercial não é muito diferente de uma conta pessoal, tendo passos simples e acessíveis. Para tanto, é preciso ter um celular iOS ou Android com um chip e instalar no Google Play ou Play Store o aplicativo. Após a instalação, o usuário deve aceitar as permissões, fornecer o número do chip e clicar em “avançar”.

A plataforma pedirá autorização para enviar um SMS com um código de verificação para confirmar o número. Depois de recebido e confirmado, basta ajustar os detalhes do perfil, como foto, nome e descrição da empresa. É importante salientar que tem que ter bastante atenção no momento de digitar o nome, pois não pode ser trocado após cadastrado. Porém, caso posteriormente o usuário desejar alterar imagem de perfil, localização ou descrição, basta clicar em “configurações” e realizar a mudança ou adição da informação desejada.

Conclusão

O WhatsApp certamente não é novo e certamente com a versão Business deu passos à frente para ajudar as empresas.

No entanto, para usá-lo corretamente, recomendamos que você o veja como uma ferramenta de comunicação, não como uma ferramenta de envio de mensagens múltiplas que podem ser facilmente tratadas como SPAM. Este comportamento será mal interpretado pelos algoritmos do aplicativo e você correrá o risco de ser banido por também perder a capacidade de usar o número associado ao aplicativo clássico.