Após passarmos por um período de eleições conturbadas e repleto de conflitos, diferenças e opiniões, mais da metade dos brasileiros decide não conversar mais em debates sobre política em aplicativos como o WhatsApp, para evitar brigas e crises. Saiba mais neste artigo!
Grupos do WhatsApp se tornaram uma arena de debates políticos
Não é nenhuma novidade afirmar que discutir política no WhatsApp é um assunto bem delicado e até mesmo perigoso. Perceber que mesmo as pessoas mais próximas a você podem pensar de uma forma tão diferente chega a ser assustador e pode se tornar uma enorme dor de cabeça.
Os famosos grupos de família, de amigos ou de colegas de trabalho, podem se tornar um campo de batalhas ideológicas a medida em que novas informações são ali adicionadas.
A verdade é que a ultima disputa presidencial, em 2018, dividiu não só opiniões, mas também amigos, relacionamentos e até famílias e acabou mudando permanentemente a forma como os brasileiros enxergam e utilizam o WhatsApp e outros ferramentas em suas vidas pessoais.
Alguns fatores apontam para o motivo desses conflitos ideológicos e a tamanha surpresa que é se deparar com a polarização e as reais preferências daquela pessoa que parecia ser tão íntima.
O primeiro fator, segundo a psicóloga Marina de Abreu, do Instituto SEAMA InterLab, é o critério interpessoal de nossas conversas cotidianas no WhatsApp, já que na maior parte do tempo compartilhamos opiniões e dividimos notícias entre parentes e amigos. O susto é grande ao perceber opiniões políticas tão divergentes e daí surgem os primeiros conflitos.
Um segundo fator, apontado pela psicóloga, afirma que o receio de compartilhar Fake News é grande, já que a todo momento somos submetidos a novas informações e o medo de disseminar conteúdos intrinsicamente ofensivos é alto, já que a interpretação daqueles que o recebem pode ser variada e totalmente desconexa da real intenção do seu envio.
O fato é que, para além do WhatsApp, passamos a repensar nossos convívios depois de descobrir, em 2018, que a visão de vida e sociedade de alguns vão na contramão de tudo que acreditamos ser o ideal para o bem-estar coletivo.
Qual a melhor saída?
Se o tempo todo estamos sujeitos a informações falsas e a literalmente cair de paraquedas em uma discussão política, qual pode ser a solução?
Uma dica de ouro é não entrar em debates políticos de forma desnecessária por longos textos ou áudios extensos na vã tentativa de mudar a opinião de quem pensa diferente de você.
Sabe-se que, infelizmente, o meio digital tirou de nós a principal forma de intepretação em uma conversa: a entonação da voz da pessoa no momento em que diz algo. Então, muitas vezes, um texto que era apenas para ser algo informativo, pode soar ofensivo ou passivo demais. E é aí que as coisas podem ficar sérias!
Outra solução, ao invés de apenas evitar, é levar como brincadeira, como fazem alguns brasileiros que preferem enviar memes a opiniões concretas sobre assuntos de teor político no WhatsApp.