Há vários meses, os especialistas em segurança vêm alertando os usuários do WhatsApp sobre um novo golpe em circulação em que o malware é distribuído por meio do mensageiro. Como agora se sabe, outros aplicativos, tais como o Signal e o Telegram também são afetados. Entenda melhor neste artigo!
Problemas de segurança causam dúvidas
Por meses, os especialistas em segurança têm emitido avisos urgentes sobre malware prejudicial que está sendo cada vez mais disseminado via WhatsApp.
Supõe-se que as vítimas do golpe sejam induzidas a baixar um aplicativo de uma cópia falsa por meio do Google Play Store. O usuário é mostrado que pode participar de um concurso clicando no link enviado. Prêmio principal: um smartphone.
De acordo com os especialistas, o aplicativo é um malware que é distribuído via WhatsApp depois de instalado. Cada mensagem recebida é então respondida automaticamente com um link para a falsa Play Store. Isso torna o golpe particularmente perigoso, pois os usuários geralmente obtêm links de amigos ou familiares que já foram vítimas do golpe.
Como os especialistas em segurança agora escrevem no Twitter, além do WhatsApp, outros mensageiros populares como Signal, Skype, Viber e Telegram são afetados pelo ataque de malware.
Malware do WhatsApp: o aplicativo falso assume o controle dos seus bate-papos
O aplicativo pede muitas permissões durante a instalação – se forem concedidas pelo usuário, o malware atuará no smartphone, então todas as mensagens de contatos são respondidas automaticamente com o link malicioso.
O malware sempre é executado em segundo plano e é ativado assim que os usuários recebem uma mensagem pelo aplicativo. Os usuários geralmente não percebem nada até olharem o histórico de bate-papo.
Os pesquisadores acreditam que é atualmente usado principalmente para adware e campanhas de fraude de assinatura. Em princípio, porém, também poderia ser usado para fins mais perigosos.
Como se proteger contra tentativas de fraude via WhatsApp?
Basicamente, é sempre importante que os usuários mantenham seu próprio sistema operacional e os aplicativos usados atualizados com as atualizações. Por segurança, é uma boa escolha não desligar o recurso de atualização automática do Android.
Além disso, os links recebidos no Messenger devem ser sempre verificados mais de perto antes de clicar neles – mesmo se forem de usuários de sua própria lista de contatos. Se o endereço parecer duvidoso, é melhor não clicar.
Depois de clicar, você deve pensar duas vezes antes de baixar o software. Uma verificação do URL em que o download é oferecido geralmente revela se ele é legítimo. Basicamente, é mais seguro se você fizer o download apenas na Google Play Store real ou na App Store equivalente da Apple.
Finalmente, é recomendado para os usuários não só equipar seu PC, mas também seu smartphone com um bom software de segurança, além do Google Play Protect. Existem vários aplicativos gratuitos para Android, como Sophos Mobile Security, AviraAntivirus ou WeSecureAntivirusFree, que você pode baixar gratuitamente!
Não meça esforços para se proteger na internet 😉