Áudio Baixo do WhatsApp: Veja Soluções!

Está com áudio baixo do WhatsApp? Você já clicou no botão de enviar mensagem no WhatsApp, falou por vários minutos seguidos e, na sequência, percebeu que sua mensagem não saiu som algum?

Às vezes, isso ocorre por um defeito do aparelho, mas nem sempre. Em alguns casos, são erros de gravação, em que soluções simples podem evitar que isso aconteça. Confira o texto a seguir e verifique todas as soluções!

Leia Mais:

Como o áudio do WhatsApp funciona? 

O áudio do WhatsApp é uma ferramenta para envio de mensagens de voz. Basicamente, ele funciona com conectividade ao microfone do seu smartphone.  Esta é uma função a qual você consegue ativar o envio e não o recebimento. Em outras palavras, você não consegue escolher se vai receber ou não, ou ainda apenas enviar.

Caso desative o download automático do aplicativo, poderá baixá-lo apenas se quiser.  Nesse caso, o envio depende apenas da autorização nas configurações do seu aplicativo. Se você deixar desativado, então o áudio não será enviado.

Caso ative o microfone, ele enviará a mensagem quando você quiser, basta segurar e enviar. Ao mesmo tempo, o áudio é captado por meio do seu microfone, o mesmo que usa para atender ligações.

O que é o sensor de movimento do WhatsApp? 

Existe uma função muito legal do aplicativo WhatsApp: o sensor de movimento. Em suma, é uma forma de economizar energia da tela. Identificando se seu aparelho está em sua mão ou próximo ao rosto para, em seguida, apagar a tela.

Vamos supor que você esteja ouvindo bem alto a gravação de um amigo e, ao aproximar o aparelho do ouvido, o áudio do WhatsApp fica super baixo. Basicamente, isso acontece porque há um sensor de movimento instalado que permite saber se você está próximo do aparelho.

A ideia do sensor de movimento é manter a privacidade do usuário de forma inteligente.  Se ele se aproxima da orelha, então quer ouvir de forma privada a mensagem. Automaticamente, ela fica mais baixa e a tela apaga para não incomodar durante o uso.

Esta ferramenta está ativa no aplicativo instalado em qualquer aparelho, seja IOS ou Android.

O Que Pode Causar Áudio Baixo do WhatsApp?

causas do baixo áudio no whatsapp

Às vezes, corre de chegar um áudio baixo do WhatsApp. Nós aproximamos ao máximo o aparelho do ouvido, apertando o fone na orelha, e nada acontece. Possíveis motivos:

  • Ajuste do seu fone de ouvido;
  • Volume do próprio aparelho muito baixo;
  • Defeito físico;
  • Conexão com a internet.

Como corrigir o erro de áudio do WhatsApp Baixo?

Meu aparelho pode estar com defeito, por isso ele está com áudio baixo no WhatsApp?

Sim, essa opção não está descartada. Contudo, o problema também pode estar nas configurações. Confira as principais maneiras de solucionar:

Verifique o volume do dispositivo

Todos os smartphones regulam o volume do aparelho. Neste caso, é possível que o usuário tenha deixado o volume baixo da voz em chamadas e está escutando os áudios baixos.

Nesse caso, basta aumentar o volume de chamadas e ouvir o som do WhatsApp no volume ideal O áudio das chamadas é a forma como você escuta a ligação que recebe ou executa. Em outras palavras, o volume da voz de quem você está conversando.

E este volume é o mesmo do áudio do seu aplicativo. Se estiver baixo, você também o ouvirá baixo. Os botões nas laterais ou na parte de trás, a depender do seu modelo de aparelho, regulam isso. Você pode dar o play no arquivo recebido e escolher um volume de maior conforto para você.

O mesmo vale para quem usa fone de ouvido. Se durante uma ligação você diminuiu o volume da chamada, possivelmente ele estará com o volume baixo da voz em chamadas e, consequentemente, não ouvirá do que a outra pessoa falar.

Confira a conexão com a internet

Alguns pensam: se o meu áudio do WhatsApp está baixo, então há um problema de conexão com a web.  Na verdade, NÃO! Você precisa da internet (wi-fi ou 4G) para realizar o envio do áudio. Uma vez feito o download, não há nenhum problema de conexão.

Ou seja, a internet do seu celular não tem relação com o volume do áudio baixo do WhatsApp. Ela é a responsável pelo envio e recebimento de arquivos, não por regulagem de volume.

Se você gravou o áudio de forma correta, ele chegará de igual forma no celular do seu amigo. Contudo, se alguém reclamar que seu áudio do WhatsApp está baixo, pode haver problemas de configuração.

Para saber se uma mensagem de áudio chegou no destinatário é só acompanhar as barras de notificação abaixo da mensagem.

Se aparecerem dois pequenos traços azuis, significa que o envio foi  concretizado. Caso apareça apenas um, ela foi enviada, mas ainda não foi recebida.

Teste o microfone do telefone do viva voz

Uma das principais causas de um áudio baixo do WhatsApp é um problema físico: o microfone. Ele pode simplesmente não funcionar bem. Infelizmente, é um problema bem comum.

Uma forma simples de testar o telefone é gravando o seu áudio e ouvindo você mesmo sem encostar o ouvido no telefone. Assim, você ouve de maneira mais clara se a gravação foi enviada corretamente.

Outra maneira de fazer isso é executando um teste do estado do seu microfone. Há aplicativos gratuitos para isso, tais como:

Todos os citados acima você baixa de graça e são intuitivos, basta seguir o passo a passo da tela para executar as funções.

Veja se há sujeira no microfone

O som da nossa voz é captado por um microfone muito sensível e de longo alcance. Logo, se há problemas nele com certeza a qualidade do envio estará comprometida.

Apesar de pouco veiculado, isso é um dos problemas mais comuns que ocorrem no WhatsApp. Um microfone ruim altera a sua capacidade de captar sons. Por consequência, o envio fica comprometido e sua mensagem chegará com som baixo.

Nesse caso, vários são os motivos: sujeira, contato com a água, umidade ou processo de oxidação.

Afinal, estamos falando de um componente eletrônico constituído de diversos metais, onde a oxidação é um processo comum. Em cidades úmidas, isso pode comprometer mais ainda a integridade do microfone.

No caso de oxidação, não há o que se fazer além de trocar de fone de ouvido, já que não há como trocar peças de um fone de ouvido (e nem valeria a pena pelo custo-benefício).

Lembre-se: estamos falando de fones de ouvido simples, que vem com o aparelho. Em caso de headsets, o mais indicado é levá-lo na autorizada para posterior conserto. Para resolver o problema de sujeira, passe um pano seco ou uma flanela em toda a cobertura do seu aparelho, em especial na parte inferior da tela, onde fica a entrada do fone.

Caso não resolva, também será necessário levá-lo em uma assistência técnica, pois conexões prejudicadas fazem com que haja problemas na captação de som de aparelho.

Veja se há desgastes no microfone

Já falamos acima sobre uma possível falha técnica para quem está enviando áudio baixo do WhatsApp. Um deles é o microfone com defeito.

Esta é uma parte física do seu smartphone, a qual pode apresentar desgaste com o tempo.  Aqui, destacamos que os aparelhos celulares estão cada vez mais frágeis, propositalmente. Afinal, as marcas estão sempre lançando novos aparelhos que precisam ser vendidos.

Como dito anteriormente, o microfone é uma parte do smartphone com várias partes de metal e plástico.  Ou seja, ele pode sofrer avarias em uma queda (mesmo sem quebrar a tela). Neste caso, um simples reparo o coloca no lugar e ele volta a funcionar.

Aqui, lembre-se que estamos falando de microfone interno, e não o externo, como em fones de ouvido. Ele também pode apresentar oxidação, pontos de ferrugem ou desgaste em geral das peças.

Infelizmente, você só conseguirá resolver esse problema via manutenção em uma assistência técnica. A boa notícia é o custo ser baixo em comparação a uma troca de tela e display, por exemplo.

O que fazer se ainda assim continua o áudio baixo do WhatsApp?

Se com o seu telefone está tudo bem e ainda assim há problemas em mensagens de áudio, separe os problemas. Primeiramente, ouça músicas, teste as ligações e saiba se estão te ouvindo bem.

Se está tudo certo, você está apenas com áudio baixo só no WhatsApp. Nesse caso, tente baixar o aplicativo novamente. Exclua o aplicativo por completo do telefone e baixe-o novamente para saber se não é algum erro em sua versão.

Se você usa sempre um fone de ouvido para gravar e ouvir, pode ser um problema do acessório. Teste o aplicativo separadamente, com e som fone de ouvido. Por melhor que seja o fone, ele pode falhar.

Por último, sempre fale o mais próximo possível do seu microfone. A distância da sua boca para o aparelho deixa o áudio distante. Quanto mais perto, mais a outra pessoa irá te ouvir melhor.

Procure uma assistência técnica

Antes de chegar a esse nível, identifique se algum desses problemas ocorre com você:

  • Não consigo ouvir áudio no WhatsApp;
  • As pessoas não conseguem ouvir meus áudios.

Para testar todas as opções acima, grave um áudio para um amigo e aperte o play para ouvir.  Se está tudo certo, então seu telefone está sem problemas. Ou seja, quem precisa visitar uma assistência técnica ou rever as configurações pode ser o seu amigo.

Caso você consiga enviar, mas não ouça bem, ou ninguém consegue te ouvir, é o momento de procurar um especialista. Na caixa do seu aparelho sempre há indicações de assistências técnicas autorizadas.

Se o aparelho foi comprado em menos de 12 meses e não sofreu nenhum dano pessoal (cair na água, por exemplo), estará na garantia. Portanto, leve-o para a assistência autorizada da marca para uma checagem, possível reparo ou, quem sabe, uma troca.

Conclusão 

Antes de reclamar com seu aparelho, avalie o motivo pelo qual o áudio baixo do WhatsApp está acontecendo.  No fim, pode ser uma configuração errada, um problema físico simples como seu fone de ouvido ou no próprio microfone interno do aparelho.

Para solucionar o problema de áudio baixo do WhatsApp, analise parte por parte com cautela. Troque o fone de ouvido, teste ouvindo o áudio no celular de um amigo e faça os ajustes devidos.  São itens simples e fáceis de resolver. Se não conseguir sozinho, levar o aparelho em uma autorizada é sempre a melhor solução para evitar danos permanentes.