O WhatsApp API é uma versão do aplicativo de troca de mensagens voltada à comunicação para grandes e pequenas empresas. A partir da utilização do sistema, os seus usuários podem organizar conversas automatizadas com seus clientes.
Isso ajuda muito a facilitar a divulgação das atividades de seu empreendimento. É um tipo de sistema que é especialmente útil no contato com o cliente, para o encaminhamento de dúvidas, sugestões, informações sobre os produtos oferecidos e sistematização de dados sobre o público consumidor. Então, caso queira saber mais sobre o WhatsApp API, fique atento às informações que destacamos ao longo deste guia completo.
Como funciona o WhatsApp API?
Esse modelo do aplicativo basicamente é uma versão mais robusta do WhatsApp Business.Mas ele tem mais funcionalidades úteis para o disparo de mensagens por grandes empreendimentos. Nesse sentido, consegue atender a um maior número de clientes por conta do chatbot. O recurso permite que alguns diálogos ocorram de maneira automática. Veja a seguir algumas das principais funções oferecidas pelo WhatsApp API:
- Envio de notificações promocionais: uma das formas de alavancar o engajamento de seus clientes é o envio automático de notificações promocionais.Elas lembram de promoções de produtos específicos por tempo limitado. Além disso, com o WhatsApp API você pode configurar a plataforma para que envie notificações específicas de acordo com a estratégia de marketing efetuada.
- Envio de respostas em tempo real: o modelo de chat online pode ser construído a partir de respostas programadas. Isso concede a possibilidade de organizar uma série de informações que são encaminhadas em tempo real.
- Fluxo de conversa: a partir da criação de um menu automatizado de atendimento ao cliente, a empresa pode estabelecer um fluxo de conversa na qual o cliente se sinta contemplado em todas as suas necessidades. Ao digitar o número correspondente solicitado para cada área do menu, o usuário pode obter as informações que deseja a partir de um atendimento em tempo real durante 24 horas.
Principais vantagens do WhatsApp API
Lançado em agosto de 2018, o WhatsApp API oferece a possibilidade de ampliar de um modo exponencial a quantidade de clientes que podem ser atendidos por meio da reprodução de respostas a partir de perguntas específicas encaminhadas por clientes e interessados em algum serviço ou produto oferecido em seu catálogo. Além disso ele pode:
- Intensificar a divulgação de seu negócio: com o WhatsApp API você cria um perfil profissional.Nele pode colocar dados como endereço completo, horário de funcionamento, o segmento comercial, além de site e e-mail.
- Aumento de perspectiva de vendas: a partir da sua conta você pode criar um catálogo com a descrição dos produtos comercializados.Assim é possível inserir informações como fotos, preço, descrição e um link para cada produto.
- Respostas rápidas: para não deixar no “vácuo” os clientes que tentam entrar em contato enquanto você estiver offline, você pode criar mensagens automáticas de saudação ou de ausência informando a hora em que a empresa está disponível para o contato com os clientes.
- Criação de etiquetas: você pode criar etiquetas com diferentes cores que ajudam a identificar as mensagens de clientes que devem ser respondidas com mais urgência.Isso auxilia na sistematização do contato com os clientes.