Instagram

Conta Não Qualificada para Compras no Instagram: O que Fazer?

Written by Felipe Cardoso

Você se deparou com o seguinte problema: conta não qualificada para compras no Instagram. E agora, como resolvê-lo? Este é um recurso bastante utilizado dentro da plataforma, sobretudo para quem comercializa produtos no formato de e-commerce.

Mas em alguns casos, a plataforma pode barrar algumas contas para o processo de compras. E se isto está acontecendo com você, preste atenção nas informações a seguir. Veja o que fazer nestes casos e quais são as melhores formas de resolver esse problema.

Confira:

Principais problemas envolvendo conta não qualificada para compras no Instagram

Em primeiro lugar, é importante entender porque a plataforma barra algumas contas para esse processo. De forma geral, o chamado Instagram Shopping tem algumas regras definidas para a liberação da função para seu perfil. Entre elas se destacam:

  • Preencher todos os dados de solicitação e usar as configurações corretas;
  • Ter uma conta comercial para realizar vendas de mercadorias;
  • Atender aos requisitos exigidos pela plataforma para ter a função aprovada;
  • Além disso, estar em conformidade com o acordo de vendedor e políticas do Facebook;
  • Por fim, ter um site para vendas e comercializar de preferência produtos físicos.

Ne medida em que obedecer a esses requisitos, é muito difícil ter seu pedido negado. Mas, se mesmo assim isso ainda acontecer, preste atenção nas informações a seguir.

Resolvendo o problema

Se você adequou seu perfil seguindo as diretrizes acima e mesmo assim teve a sua conta não qualificada para compras no Instagram, fique tranquilo. Veja abaixo algumas das soluções mais efetivas que podem ajudá-lo a resolver esse problema.

Faça um checklist

Muitas vezes, um simples detalhe está lhe impedindo de acessar essa função para sua conta. Por isso revise todos os dados, leia o acordo de vendedor e política de vendas do Facebook. Veja se tudo está ok e se você está dentro dos critérios exigidos pela empresa.

Verifique se a sua conta é comercial

Este é um detalhe básico, mas que muitas pessoas acabam deixando passar. Se você não tiver um perfil comercial no Instagram, seu pedido será negado. Para fazer isso, basta acessar o seu perfil, clicar nas três barrinhas e ir em “Configurações”. Em seguida, acesse a opção “Conta” e depois selecione “Mudar para conta profissional”.

Conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ou aba da loja da Fanpage

Muitas vezes, outro critério negligenciado é o cadastro comercial em uma das duas opções acima. O Instagram não irá qualificar sua conta para compras caso você não o tenha. Ou seja, além de um perfil comercial e um domínio de site próprio, também é necessário fazer o seu cadastro em um desses locais.

E se nada funcionar?

Nestes casos, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com a plataforma. Em sua central de ajuda o Instagram oferece uma série de recursos e opções para situações como esta. Mas o problema é que muitas vezes você pode demorar até obter uma resposta.

Nestes casos, outro canal útil para sua solicitação é a página do Instagram no Reclame Aqui. Como a plataforma precisa manter uma boa reputação, é normal que lhe respondam antes por este canal. Seja como for, essas são as melhores alternativas do que fazer em caso de conta não qualificada para compras no Instagram.

About the author

Felipe Cardoso

Felipe Cardoso é tão apaixonado por aplicativo de mensageiros que resolveu fazer um site somente sobre isso. Tem 30 anos, formado em Engenharia de Produção na PUC-RIO e gosta de uma cervejinha no final de semana.