Criar localização no Instagram é um recurso de muita utilidade para quem usa essa rede com finas comerciais. Seja para vender produtos ou divulgar ações de marketing, usar isso em seus posts é fazer uso de uma ferramenta gratuita de publicidade.
Com uma localização definida, seus clientes podem mostrar onde eles estavam. Assim, os seus seguidores farão uma propaganda natural para a empresa, mesmo para pessoas que não seguem seu perfil (ainda).
Além disso, uma localização definida ajuda a trazer mais clientes para seu negócio. Isso porque quem segue a hashtag da sua cidade receberá seus stories e publicações, por exemplo. Ou seja, criar localização no Instagram é simples e pode trazer ótimos resultados para sua empresa. Confira como fazer isso a seguir.
Confira:
Como criar localização no Instagram
Para fazer isso, você precisará usar o Facebook. Essas duas redes estão conectadas e o recurso de localização é feito apenas pelo Facebook. Então, vamos ao tutorial:
- Abra o app do Facebook no seu aparelho celular;
- Clique em “No que você está pensando?”, como se fosse fazer uma postagem;
- Agora vá em “Check-in”;
- Escreva a localização que deseja inserir e vê se ela aparece entre as opções;
- Se ela não aparecer, clique em “Adicionar um novo local”;
- Se a opção “Adicionar um novo local” não estiver disponível, você precisará dar permissão no pop-up que aparecerá na sua tela;
- Agora permita a localização;
- Escolha uma categoria do local escolhido (você pode escolher uma das sugestões disponíveis ou adicionar uma nova categoria);
- Depois disso, o Facebook te direcionará para uma nova tela, onde você precisa preencher dados como nome, endereço, foto, CEP, etc;
- Marque a caixa “Eu estou aqui agora” e, por fim, clique em “Criar”.
Pronto! Sua localização está salva e já pode ser usada no Instagram. A seguir veja como usá-la nessa rede social.
Usar localização no Instagram
Agora vamos aprender a usar a localização salva em postagens do Instagram. Lembrando que, anteriormente, você salvou a localização no Facebook. Mas ela também pode ser usada no Instagram, já que os dois apps são interligados. Então, veja como fazer isso:
- Na tela inicial do Instagram, clique no sinal de “+”;
- Escolha o arquivo que deseja publicas e clique em “Avançar”;
- Edite a foto ou vídeo conforme seu interesse e clique novamente em “Avançar”;
- Faça os últimos ajustes, como escrever o texto e marcar pessoas;
- Agora clique em “Adicionar localização”;
- Selecione o local ou digite na caixa de pesquisa;
- Clique na localização desejada (aquela que você salvou no Facebook);
- Depois disso, clique em “Compartilhar”.
A sua publicação será compartilhada com a localização editada anteriormente no Facebook. É indicado criar uma localização com antecedência, pois ela não é salva automaticamente. Isso pode levar algum tempo.
Para editar a localização, basta ir no post e clicar em “Editar”, no menu dos três pontinhos do lado superior direito. Aí, basta clicar na localização ou em “Adicionar localização”. Por fim, é só selecionar a nova localização e salvar o post. Fácil não é mesmo?
Considerações finais
Criar localização no Instagram aumenta a autoridade digital da sua marca/empresa. Isso facilita a interação com os possíveis clientes e contribui para as vendas.
Então, ao criar o perfil da sua marca, priorize essas ações simples, mas que podem fazer toda a diferença no futuro. Criar localização é fácil, rápido e apresenta enormes vantagens. Assim, se você usa o Instagram para negócios, fazer isso é primordial, mesmo que passe despercebido às vezes.
Por fim, você viu que essa ferramenta depende do Facebook. Dessa forma, dê atenção também para essas outras redes. Elas podem servir para você divulgar o Instagram da sua empresa e atingir um maior público.