Hoje vamos ensinar como fazer live no Instagram. Essa ferramenta está muito popular atualmente e é um ótimo recurso de comunicação. Durante a pandemia, as lives cresceram ainda mais e proporcionaram momentos de entretenimento e divulgação de informações importantes.
Assim, elas estreitaram relações entre os usuários dessa rede social, seja entre influenciadores, páginas de empresas e público em geral. Bem utilizada, uma live tem o objetivo de transmitir informação sobre qualquer assunto, contribuindo para a sociedade de forma geral. Pois então, se você quer entrar para este mundo, a rede social pode ser uma boa ferramenta para isso. Fique atento e saiba como fazer live no Instagram no artigo de hoje.
Confira:
Índice de Conteúdo
Como fazer uma live no Instagram?
Como fazer live no Instagram sozinho?
Muita gente faz lives sozinho no Instagram, principalmente influenciadores digitais. O jornalismo também está utilizando muito esse recurso, para transmitir acontecimentos em tempo real a seus seguidores.
Bom, mas vamos saber como fazer uma live no Instagram com apenas uma pessoa:
- Abra o Instagram;
- Agora você tem duas opções: role a tela da esquerda para a direita ou clique no “+”, no canto superior direito da tela;
- Nesses dois caminhos, você precisa selecionar a opção “Ao vivo”;
- Antes de mais nada, o Instagram vai te mostrar quantos dos seus seguidores estão online naquele momento. A informação estará na parte superior da tela;
- No lado esquerdo da tela, aparecerá um menu com três opções;
- Na primeira, você adiciona um título para a live;
- Na segunda opção, você define um horário para início do vídeo, se preferir;
- E, na última, você pode escolher se a transmissão será pública ou se ela será um teste. Nesse último caso, ela servirá apenas para você praticar, ou seja, as pessoas não receberão nenhuma notificação;
- Definido esses detalhes, está na hora de começar a live;
- Clique no botão “Ao vivo”, que estará na parte inferior central da tela;
- O Instagram verificará a conexão, portanto, aguarde alguns segundos;
- E pronto! Depois disso você estará ao vivo para os seus seguidores.
Para encerrar a live, o processo é muito simples. Basta clicar no “X” na parte superior da tela e confirmar o encerramento do vídeo. O Instagram também te dá a opção de baixar o vídeo ou descartá-lo.
Como fazer live no Instagram com mais pessoas?
Você pode fazer live no Instagram com até quatro pessoas (incluindo você). Para convidar pessoas para a live, ela precisa estar no ar primeiro. Ou seja, antes, inicie o processo seguindo os passos anteriores. Depois, faça o seguinte:
- Com a live ao vivo, clique no ícone na parte inferior da tela representado por uma pessoa;
- Agora pesquisa o usuário que será convidado e clique em “Convidar”;
- Aguarde o convite ser aceito pelo usuário;
- Você pode convidar até três pessoas para sua live.
Outra questão interessante é que você pode pedir para participar de uma live. Mas esse recurso é válido apenas para usuários que seguem ou ao outro. Veja como pedir para fazer parte de uma transmissão:
- Entre na live desejada;
- Clique em “Solicitar” e, depois, em “Enviar Solicitação”;
- Assim, o criador da live receberá uma notificação e pode aceitá-la ou recusá-la;
- Se ele aceitar, você será notificado e poderá entrar na live.
E uma última informação. Na live, ao lado do botão para adicionar pessoas, há um botão para verificar as solicitações de participação. Dessa forma, você vê se alguém está querendo participar da transmissão.
Considerações finais
Agora que você já viu como fazer live no Instagram, é preciso ter em mente que uma transmissão assim necessita de um mínimo de planejamento. Assim, leve em consideração esses fatores:
- Quantidade de pessoas online;
- Horário da transmissão;
- Assunto a ser discutido;
- Criação de um roteiro, se necessário;
- Questões técnicas, como conexão com internet e iluminação;
- Tempo de duração da live;
- Quem será convidado?
- Entre outros.
Fazendo tudo isso, as chances de sua live bombar serão enormes e o seu conteúdo chegará para mais gente. Além do mais, uma transmissão bem feita é ótima para sua empresa ou para fidelizar seu público, pensando em resultados futuros.
Na área da saúde, por exemplo, uma boa live pode ajudar as pessoas com informações que podem salvar vidas. Então, se você quer começar a fazer isso, coloque a ideia em prática e siga em frente!