Você sabe como vender mais no seu delivery usando marketing no Whats App? Se não, então é hora de aprender. Afinal, essa ferramenta é essencial para a lucratividade de todo tipo de negócio, desde um sistema de bebidas delivery em Rappi até um restaurante que trabalha com um app próprio.
Isso acontece porque o Whats App é uma ferramenta muito poderosa para as empresas. Atualmente, o aplicativo é responsável por quase 1% do PIB nacional, o que prova a sua capacidade de conversão. Não é à toa que o novo Whats App Business foi lançado com ainda mais funções específicas para o segmento.
E aí, quer aprender como vender mais no seu delivery usando marketing no Whats App? Então siga as dicas abaixo!
Índice de Conteúdo
Como vender mais no seu delivery usando marketing no Whats App: 4 ideias
1. Use links personalizados nos CTAs de anúncios
Um recurso que poucas empresas sabem é que é possível usar links personalizados do Whats App no CTAs de anúncios nas redes sociais. Assim, é possível converter diretamente os consumidores em uma plataforma amigável. Afinal, 99% dos smartphones nacionais têm Whats App instalado.
Funciona assim: você cria um link personalizado no Whats App via algum gerador gratuito. Não é muito difícil de fazer com a ajuda correta.
O link abrirá automaticamente uma conversa entre o cliente e você no Whats App. Dá, inclusive, para adicionar uma mensagem. Por exemplo, suponha que você venda máscaras protetoras para prevenir o novo coronavírus. É possível fazer com que o link abra a conversa com uma mensagem como:
- “Olá, vi seu anúncio no Facebook e gostaria de pedir um orçamento de máscaras”.
Esse tipo de coisa faz com que seja mais fácil para o cliente entrar em contato. E, quanto menos obstáculos para ele, maior a chance de conversão.
Depois, é só adicionar o link no CTA de um anúncio impulsionado no Facebook ou no Instagram. O resultado é que cada pessoa que clicar ali começará uma conversa com a sua empresa no Whats App.
2. Use a rede de contatos no Whats App como newsletter
Aos poucos, você terá uma grande rede de contatos de pessoas na conta de Whats App da sua empresa. Essas pessoas entraram em contato para elucidar alguma questão e podem se tornar potenciais clientes no momento certo.
Por isso, é possível enviar regularmente mensagens para a rede de contatos com novidades, produtos, promoções e muito mais. Dessa forma, mesmo que as pessoas não tenham convertido em clientes antes, podem se converter no futuro. Basta oferecer a proposta correta, no momento correto e pela via certa.
3. Faça um cadastro de produtos no Whats App
Quanto mais obstáculos o seu cliente tiver, mais difícil será para ele fechar negócio e menos provável será que ele faça uma compra.
Por isso, é importante facilitar ao máximo a vida do consumidor para otimizar as suas oportunidades de vendas e evitar perder negócios por causa de detalhes simples de lidar.
Por exemplo, faça um cadastro dos seus produtos no Whats App Business. Isso permite que você possa simplesmente enviar o link para eles e eles podem comprar ali mesmo, sem precisar sair da tela ou ir até outro lugar.
Essa ligação facilita ao máximo a venda e garante que você otimizará a conversão da sua estratégia de marketing, especialmente se uni-la com outras dicas mencionadas aqui.
4. Classifique os clientes com base em interesses
Lembra que dissemos que existe uma lista de potenciais clientes no seu Whats App? Pois é, apesar disso ser verdade, não significa que cada cliente está no mesmo estágio ou tem interesse na mesma coisa.
Por isso é importante classificá-los com a ferramenta de etiqueta do Whats App. Isso permitirá que você possa identificar cada cliente pela coloração da etiqueta e saber como agir para aumentar as chances de convertê-lo.
Por exemplo, suponha que você tem uma loja de roupas de três estilos diferentes: casual, formal ou esportivo. É claro que um mesmo cliente pode comprar roupas de vários estilos, mas normalmente eles compram apenas de um.
Assim, quando alguém comprar de estilo formal, etiquete-o com uma cor que permita identificá-lo à distância na lista. Assim, quando tiver uma promoção ou novo produto para o estilo formal, você saberá para quem enviar, aumentando a chance de conversão.
Pronto! Agora você já sabe como vender mais no seu delivery usando marketing no Whats App. Com as dicas que demos, ficará muito mais fácil se planejar e explorar ao máximo o que essa ferramenta tem a oferecer. Não esqueça nunca de que, por mais que as ferramentas sejam importantes, é mais vital ainda saber o que fazer com elas.
Gostou das dicas? Existem muitas formas de usar o Whats App no marketing, não é mesmo? Então não esqueça de comentar abaixo com a sua opinião sobre o assunto!