Você se deparou com o seguinte problema: conta não qualificada para compras no Instagram. E agora, como resolvê-lo? Este é um recurso bastante utilizado dentro da plataforma, sobretudo para quem comercializa produtos no formato de e-commerce.
Mas em alguns casos, a plataforma pode barrar algumas contas para o processo de compras. E se isto está acontecendo com você, preste atenção nas informações a seguir. Veja o que fazer nestes casos e quais são as melhores formas de resolver esse problema.
Confira:
- Erros nos Instagram mais comuns
- Como corrigir o erro “O Instagram Music não está disponível na sua região”?
- Não consegue publicar no Instagram? Veja o que fazer
- Não consegue assistir Live no Instagram? Veja o que fazer
Índice de Conteúdo
Principais problemas envolvendo conta não qualificada para compras no Instagram
Em primeiro lugar, é importante entender porque a plataforma barra algumas contas para esse processo. De forma geral, o chamado Instagram Shopping tem algumas regras definidas para a liberação da função para seu perfil. Entre elas se destacam:
- Preencher todos os dados de solicitação e usar as configurações corretas;
- Ter uma conta comercial para realizar vendas de mercadorias;
- Atender aos requisitos exigidos pela plataforma para ter a função aprovada;
- Além disso, estar em conformidade com o acordo de vendedor e políticas do Facebook;
- Por fim, ter um site para vendas e comercializar de preferência produtos físicos.
Ne medida em que obedecer a esses requisitos, é muito difícil ter seu pedido negado. Mas, se mesmo assim isso ainda acontecer, preste atenção nas informações a seguir.
Resolvendo o problema
Se você adequou seu perfil seguindo as diretrizes acima e mesmo assim teve a sua conta não qualificada para compras no Instagram, fique tranquilo. Veja abaixo algumas das soluções mais efetivas que podem ajudá-lo a resolver esse problema.
Faça um checklist
Muitas vezes, um simples detalhe está lhe impedindo de acessar essa função para sua conta. Por isso revise todos os dados, leia o acordo de vendedor e política de vendas do Facebook. Veja se tudo está ok e se você está dentro dos critérios exigidos pela empresa.
Verifique se a sua conta é comercial
Este é um detalhe básico, mas que muitas pessoas acabam deixando passar. Se você não tiver um perfil comercial no Instagram, seu pedido será negado. Para fazer isso, basta acessar o seu perfil, clicar nas três barrinhas e ir em “Configurações”. Em seguida, acesse a opção “Conta” e depois selecione “Mudar para conta profissional”.
Conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ou aba da loja da Fanpage
Muitas vezes, outro critério negligenciado é o cadastro comercial em uma das duas opções acima. O Instagram não irá qualificar sua conta para compras caso você não o tenha. Ou seja, além de um perfil comercial e um domínio de site próprio, também é necessário fazer o seu cadastro em um desses locais.
E se nada funcionar?
Nestes casos, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com a plataforma. Em sua central de ajuda o Instagram oferece uma série de recursos e opções para situações como esta. Mas o problema é que muitas vezes você pode demorar até obter uma resposta.
Nestes casos, outro canal útil para sua solicitação é a página do Instagram no Reclame Aqui. Como a plataforma precisa manter uma boa reputação, é normal que lhe respondam antes por este canal. Seja como for, essas são as melhores alternativas do que fazer em caso de conta não qualificada para compras no Instagram.