Conta Não Qualificada para Compras no Instagram: O que Fazer?

Você se deparou com o seguinte problema: conta não qualificada para compras no Instagram. E agora, como resolvê-lo? Este é um recurso bastante utilizado dentro da plataforma, sobretudo para quem comercializa produtos no formato de e-commerce.

Mas em alguns casos, a plataforma pode barrar algumas contas para o processo de compras. E se isto está acontecendo com você, preste atenção nas informações a seguir. Veja o que fazer nestes casos e quais são as melhores formas de resolver esse problema.

Confira:

Principais problemas envolvendo conta não qualificada para compras no Instagram

Em primeiro lugar, é importante entender porque a plataforma barra algumas contas para esse processo. De forma geral, o chamado Instagram Shopping tem algumas regras definidas para a liberação da função para seu perfil. Entre elas se destacam:

  • Preencher todos os dados de solicitação e usar as configurações corretas;
  • Ter uma conta comercial para realizar vendas de mercadorias;
  • Atender aos requisitos exigidos pela plataforma para ter a função aprovada;
  • Além disso, estar em conformidade com o acordo de vendedor e políticas do Facebook;
  • Por fim, ter um site para vendas e comercializar de preferência produtos físicos.

Ne medida em que obedecer a esses requisitos, é muito difícil ter seu pedido negado. Mas, se mesmo assim isso ainda acontecer, preste atenção nas informações a seguir.

Resolvendo o problema

Se você adequou seu perfil seguindo as diretrizes acima e mesmo assim teve a sua conta não qualificada para compras no Instagram, fique tranquilo. Veja abaixo algumas das soluções mais efetivas que podem ajudá-lo a resolver esse problema.

Faça um checklist

Muitas vezes, um simples detalhe está lhe impedindo de acessar essa função para sua conta. Por isso revise todos os dados, leia o acordo de vendedor e política de vendas do Facebook. Veja se tudo está ok e se você está dentro dos critérios exigidos pela empresa.

Verifique se a sua conta é comercial

Este é um detalhe básico, mas que muitas pessoas acabam deixando passar. Se você não tiver um perfil comercial no Instagram, seu pedido será negado. Para fazer isso, basta acessar o seu perfil, clicar nas três barrinhas e ir em “Configurações”. Em seguida, acesse a opção “Conta” e depois selecione “Mudar para conta profissional”.

Conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ou aba da loja da Fanpage

Muitas vezes, outro critério negligenciado é o cadastro comercial em uma das duas opções acima. O Instagram não irá qualificar sua conta para compras caso você não o tenha. Ou seja, além de um perfil comercial e um domínio de site próprio, também é necessário fazer o seu cadastro em um desses locais.

E se nada funcionar?

Nestes casos, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com a plataforma. Em sua central de ajuda o Instagram oferece uma série de recursos e opções para situações como esta. Mas o problema é que muitas vezes você pode demorar até obter uma resposta.

Nestes casos, outro canal útil para sua solicitação é a página do Instagram no Reclame Aqui. Como a plataforma precisa manter uma boa reputação, é normal que lhe respondam antes por este canal. Seja como for, essas são as melhores alternativas do que fazer em caso de conta não qualificada para compras no Instagram.