Hoje vamos trazer exemplos de CTA no Instagram. Esse recurso é usado para quem usa a rede social para vendas e marketing. Ele consiste em uma chamada para ação (CallToAction). Ou seja, algo que incentive o possível cliente a iniciar a jornada de compra.
E isso pode ser feito de várias formas, com CTAs mais simples, como o famoso “Acesse nosso site” ou até estratégias mais camufladas. Diante disso, o CTA no Instagram chama o público utilizando o recurso textual.
A própria rede social oferece recursos ideais para um bom CTA, como a possibilidade de marcar pessoas e comentar as publicações. Dessa forma, hoje separamos os melhores exemplos de CTA no Instagram. Fique ligado e saiba como utilizá-los e quais verbos apresentam melhores resultados.
Confira:
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Índice de Conteúdo
Verbos para usar em um CTA no Instagram
Antes de mostrarmos os exemplos de CTA, é preciso ter em mente um vocabulário para isso, ou seja, uma lista de verbos. Os verbos, bem utilizados, chamam o cliente para a ação na hora mais oportuna e as chances de sucesso são grandes. Assim, veja os verbos mais usados em estratégias de CTA:
- Curta;
- Compartilhe;
- Clique;
- Participe;
- Acesse;
- Comente;
- Deixe (seu recado, comentário, like);
- Abra;
- Arraste (para o lado, para cima);
- Salve;
- Baixe;
- Compre;
- Entre outros…
Exemplos de Call To Action no Instagram de acordo com a meta
Dependendo da sua meta com a ação de marketing, o CTA será diferente. Por exemplo, se você quer mais engajamento, utilizará os verbos “comente”, “compartilhe”, etc. Mas, se o objetivo for a conversão do cliente, utilize verbos mais diretos, como “compre”, “adquira”, etc.
Assim, veja alguns bons exemplos de CTA de acordo com seu objetivo.
Engajamento
- Deixe sua resposta aqui nos comentários! (após uma pergunta)
- Conte sua experiência nos comentários deste post
- Marque dois amigos e concorra… (para promoções)
- Compartilhe esse conteúdo com seus amigos
- Se gostou do conteúdo, deixe seu like
- Salve esse post e acesse sempre que precisar
Conversão
- Essa oferta é limitada, então garanta seu produto
- Adquira este item agora
- Clique e faça sua reserva
- Não perca tempo e compre agora
- Faça o download imediatamente
- Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso site e saiba mais
- Reserva seu produto o quanto antes
Outros exemplos
Além dos exemplos acima, o Instagram oferece outras inúmeras possibilidades para CTA. Essa rede social permite a criação de carrossel de imagens e criação de vídeos, por exemplo. Assim, as chamadas para ação podem ser bem mais eficientes, veja:
- Dê o play e assista o vídeo
- Assista o vídeo completo para saber mais
- Arraste para o lado e saiba mais
- Passe para o lado e veja mais detalhes sobre esse serviço (ou produto)
- Clique no link da bio e veja mais produtos
Como escolher o melhor CTA?
Para definir qual o melhor CTA no Instagram para o seu negócio, faça um planejamento básico, levando em consideração:
- Objetivo: defina o que você quer atingir com a chamada. Você quer mais participação do público nas suas postagens? Quer mais acesso ao site? Quer aumentar o número de curtidas? Assim, utilize palavras de acordo com o objetivo do CTA e levando em conta os exemplos anteriores deste artigo;
- Público-alvo: defina o público que pretende atingir com as chamadas para ação. Para o público específico da sua marca, já basta algo do tipo “Acesso nosso site”. Já para novos clientes ou pessoas menos instruídas, pode ser necessário algo mais explicativo;
- Construção do texto: além do CTA, é preciso dar atenção ao texto. O ideal é que ele seja persuasivo desde o início, pois isso aumenta as chances de o CTA surtir efeito. E, por fim, sempre ofereça conteúdo de qualidade.
Consideração final sobre Call To Action no Instagram
O Instagram é uma ótima ferramenta para vendas e marketing e saber usá-lo faz toda a diferença para o seu negócio. Dessa forma, utilizando um CTA adequado e em momento oportuno, as chances de sucesso são enormes.
E lembre-se de usar a criatividade. O CTA não precisa estar exclusivamente no final do texto. Ele pode ser inserido no meio dele, mas com sutileza. Por exemplo, se o texto falar sobre moda, porque não inserir uma chamada para o cliente conferir um catálogo de roupas de verão? Nada impede que ela seja inserida entre um parágrafo e outro.