Como Saber Quem Visitou meu Perfil no Twitter?

É possível saber quem visitou meu perfil no Twitter? O Twitter é uma rede social de microblog criada em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. A principal característica da rede que faz com que ela seja classificada como de microblogging é o limite de caracteres por postagem, atualmente em 280.

As mensagens publicadas no Twitter levam o nome de Tweets e o ato de postar foi apelidado de tweetar. Neste momento, você pode estar se perguntando: mas o que realmente significa a palavra twitter? O termo que dá o nome para a rede social tem relação com os sons que os pássaros fazem, algo próximo de “piar” ou “gorjear”.

O funcionamento do Twitter é semelhante ao de qualquer outra rede social que estamos acostumados a utilizar. Existe a presença de um feed, onde estarão os tweets dos perfis que seguimos ou as interações destes perfis em outros tweets espalhados pela rede.

Uma das maiores qualidades do Twitter é a sua capacidade de viralizar uma mensagem em poucos minutos, devido aos usuários da rede usarem e abusarem das hashtags somado à facilidade com que é possível retweetar rapidamente um post, contribuindo para a propagação da mensagem e formando os famosos trendings do Twitter.

Confira: Como excluir Twitter?

Como Saber Quem Visitou meu Perfil no Twitter?

Muitas pessoas que utilizam a rede social de microblogging pesquisam sobre como obter informações a respeito de quem visitou seu perfil, seja por curiosidade ou por algum motivo particular ou profissional específico.

Infelizmente, mesmo que alguns sites e aplicativos pouco confiáveis, diga-se de passagem, prometam informar quem visitou e visualizou seu perfil, a verdade é que não existe uma forma oficial nas ferramentas disponibilizadas pelo Twitter onde seja possível obter esta informação.

Mas calma, nem tudo está perdido. Se por um lado o Twitter não disponibiliza este recurso tão desejado pelos seus usuários, por outro lado é possível coletar algumas informações que podem lhe ajudar na análise do seu perfil na rede social.

Dicas para tirar o máximo de informações sobre quem interage com seu perfil no Twitter

A primeira dica é analisar seus tweets. Isso mesmo, ao abrir um tweet seu é possível ver uma lista de quem curtiu sua mensagem, quem comentou e até mesmo quem compartilhou o tweet.

Junte estas informações com a sua lista de seguidores e você começa a ter alguma informação relevante sobre as pessoas que interagem com você. Além disso, existe uma ferramenta, dentro do próprio Twitter, chamada Analytics. Como o próprio nome sugere, nela é possível visualizar e analisar diversos dados e informações.

Para acessar o Twitter Analytics no Desktop ou Notebook, basta clicar no botão “Mais” no menu lateral esquerdo do site e depois em “Estatísticas” ou acessar diretamente pela url: analytics.twitter.com. Já no aplicativo do Twitter para smartphones, você pode clicar no ícone de estatísticas abaixo de cada tweet e visualizar algumas informações sobre o tweet. No aplicativo não é possível visualizar todas as informações disponíveis no computador.

Dentro do Twitter Analytics você tem sua Página Inicial, que mostra um resumo da sua atividade e desempenho dentro da rede social e também uma outra aba com as atividades em seus tweets.

Além disso, existem algumas ferramentas mais avançadas como a análise das atividades em vídeos postados na rede social e até mesmo a possibilidade de rastrear atividades e conversões no seu site conectado ao Twitter, esta é uma ferramenta excelente para quem tem algum site e usa a rede social para interagir com o público.

Com esta ferramenta é possível, por exemplo, mensurar conversões personalizadas dentro do site, como acessos a determinadas páginas, cliques em determinados links ou botões e até mesmo a compra de produtos que porventura você pode disponibilizar para venda em seu site.

Como vimos neste artigo, infelizmente, não é possível ter a informação concreta de quais perfis visualizaram o seu dentro do Twitter mas utilizando as ferramentas oficiais disponibilizadas pela rede social, como o Twitter Analytics, é possível obter informações preciosas sobre seus seguidores e como, quando e com o que eles interagem no seu perfil. Com estas informações em mãos é possível, no mínimo, direcionar melhor seus conteúdos para impactar de forma otimizada seu público.