Conhece a Bluestaks? Já pensou como seria se você pudesse ter acesso às principais funções do celular direto na tela do seu computador? Imagine poder acessar aplicativos exclusivos para smartphone — como Nubank e TikTok, por exemplo — através do notebook, de um jeito muito mais confortável.
E se você for uma dessas pessoas que gosta de jogos então… seria incrível jogar online tendo uma visão mais ampla das cenas, sem precisar ficar espremendo os dedos no tecladinho minúsculo do telefone, não é mesmo?
Pois é, pensando nisso tudo, a criação do BlueStacks foi a solução encontrada por desenvolvedores que, assim como você, também sentiram a necessidade de acessar todos recursos disponíveis no Sistema Android em um dispositivo mais adequado e otimizado, como um desktop.
Afinal de contas, uma tela maior oferece benefícios, inclusive, com relação à facilidade de localização de opções e botões. Além, é claro, de minimizar a chance de erros que ocorrem devido a exibições de páginas incompletas ou cliques incorretos.
Então, se você também deseja aperfeiçoar a usabilidade dos seus aplicativos e acessá-los em seu PC, você precisa ler este artigo até o final e conhecer todas as funcionalidades dessa ferramenta.
Baixe Também:
Índice de Conteúdo
O que é o BlueStacks?
Bom, já entendemos que o BlueStacks é um programa que permite ter acesso aos recursos do Android no seu computador, certo? Ou seja, ele é um emulador.
Mas calma aí, o que é um emulador?
Simplificadamente, a principal função de um emulador é simular a experiência de um determinado hardware ou software.
Para exemplificar, vamos imaginar que você possui um iPhone e está muito satisfeito com ele. Porém, certo dia, você se vê diante da necessidade de usar determinado aplicativo que só está disponível para Android.
Hum, e aí? Será que você compraria um novo aparelho só para conseguir resolver essa questão?
Esperamos que não, né? Afinal, isso não é necessário, já que através da instalação de um emulador é possível replicar as configurações e funcionalidades do Sistema Android a partir do seu notebook ou de qualquer outro tipo de dispositivo.
Como o Bluestacks funciona?
É verdade que o mercado possui diversas opções de emuladores que desempenham tal tarefa. Entretanto, a mais popular é o BlueStacks, uma ferramenta totalmente gratuita que é ideal para quem busca esse tipo de serviço.
Sem dúvida alguma, um de seus grandes diferenciais é que tudo já está configurado dentro do próprio software, tornando o manuseio mais prático e intuitivo.
Além do mais, não existe nenhum requisito com relação ao Sistema Operacional do PC, já que é possível baixar o emulador tanto para Mac quanto para Windows.
Resumidamente, o BlueStacks é responsável por promover a utilização de aplicativos disponíveis no Android em outros dispositivos, tais como tablet ou desktop. Dessa forma, o usuário consegue acessar aquilo que precisa a partir do equipamento que possui.
Para quem o BlueStacks é recomendado?
Diante da aplicabilidade do BlueStacks, podemos imaginar quais situações seriam atendidas por meio dessa ferramenta, que, em geral, é recomendada para quem:
- Deseja utilizar os apps do Sistema Android mas não possui um smartphone;
- Deseja utilizar os apps do Sistema Android mas possui um aparelho iOS, por exemplo;
- Precisa ter acesso a um app disponível apenas para smartphone, como o Nubank, mas não possui memória suficiente no telefone móvel para baixá-lo;
- Prefere acessar determinadas funções, como pagar contas ou enviar mensagens, em uma tela maior e com um teclado que ofereça mais acessibilidade;
- Gosta de jogos disponíveis apenas para celular e quer uma melhor usabilidades para jogar online;
- Acessa redes sociais, tais como Instagram, Facebook, TikTok, WhatsApp, Telegram, entre outros;
- Precisa ter acesso a aplicativos modificados ou que estão fora da Play Store, como WhatsApp Plus, por exemplo.
Conforme podemos ver, existe uma infinidade de problemas que o BlueStacks pode solucionar.
Além disso, o software proporciona a oportunidade do usuário desfrutar de uma experiência mais agradável com o app acessado, já que uma tela de smartphone pode ser extremamente limitante.
Como baixar e usar o emulador?
Recentemente, o BlueStacks lançou sua versão de número cinco, a qual conta com novos recursos e, de acordo com a própria empresa, foi “construída para oferecer estabilidade e desempenho durante longas sessões de jogos”.
A proposta é desafiadora e, ainda de acordo com seus desenvolvedores, a versão atualizada do programa consome 50% menos a memória RAM e a inicialização do sistema virtual chega a ser 40% mais ágil.
Além disso, devido à elevação na taxa de quadros, agora é possível contar com animações sutis e, também, com alta responsividade em games compatíveis.
Então, se você já está com a curiosidade aguçada e querendo ver logo como o BlueStacks funciona na prática, é hora de baixá-lo para experimentar.
Contudo, antes disso, é preciso verificar se seu computador possui os requisitos mínimos para suportar a ferramenta:
- Sistema Operacional: Windows 7 ou superior;
- Processador: Intel ou AMD;
- RAM: 2 GB;
- Armazenamento: 5 GB de espaço livre em disco;
- Drivers gráficos atualizados da Microsoft ou do fornecedor do chipset.
Tais requisitos são tidos como mínimos pelo emulador, por isso, com essa configuração você terá uma usabilidade limitada.
Ou seja, quanto mais recursos seu equipamento possuir, melhor será o desempenho do programa.
Como baixar o Bluestacks?
Agora que você já sabe o que precisa ter na sua máquina para poder baixar o BlueStacks, é só seguir o passo a passo a seguir:
- 1º Passo: Acesse a página oficial do BlueStacks e clique em “Baixar BlueStacks 5”. O site identificará automaticamente qual a versão recomendada para o seu sistema operacional. Porém, se desejar, você pode baixar outras versões clicando em “Todas versões”;
- 2º Passo: Assim que o download se encerrar, clique sobre o arquivo executável na barra de notificações, onde a seta azul estará apontando;
- 3º Passo: Na janela que se abrirá, clique em “Install Now” e aguarde o processo ser concluído.
Agora sim! Tudo certo para você aproveitar as facilidades que o BlueStacks tem a oferecer.
Vamos ver como isso acontece?
Como usar o Bluestacks?
Uma das grandes vantagens proporcionadas por esse emulador é a praticidade, tendo em vista que sua interface é simples e intuitiva.
De tal forma, você não terá dificuldades para usá-lo!
Olha só:
- 1º Passo: Faça login com a sua conta do Google. Caso você utilize o mesmo e-mail que está em seu smartphone, o progresso de um jogo, por exemplo, será sincronizado imediatamente;
- 2º Passo: Na sequência, clique em “Existing” para que possa incluir suas informações de login;
- 3º Passo: Uma tela exibirá os aplicativos e jogos disponíveis na Play Store, de forma muito parecida com a tela de um aparelho Android. Digite o nome do app que está buscando na “lupa” e aperte “Enter”;
- 4º Passo: Ao localizar o que deseja, clique em “Install” e, em seguida, “Accept”. O download será iniciado e é só aguardar;
- 5º Passo: Assim que o processo for finalizado, clique em “Open” e o programa será aberto, da mesma forma que ocorre no seu celular.
Feito isso, você pode clicar no ícone de “Seta” localizado no canto inferior direito da tela e retornar à página da Play Store para continuar pesquisando por seus aplicativos móveis preferidos.
Vale frisar que, após o download do app que você está baixando, o procedimento padrão do programa em questão deve ser seguido.
Por exemplo, no caso do WhatsApp, será preciso inserir o número do seu telefone e realizar a sincronização.
Viu como não tem segredo? Agora é só aproveitar!
O BlueStacks é seguro?
Talvez você esteja pensando o seguinte: “um aplicativo assim, gratuito e com tantos recursos deve ter algum defeito… Já sei, ele não deve ser seguro!”.
Bom, se isso está passando pela sua cabeça, saiba que você está redondamente enganado. Afinal, o BlueStacks é sim um programa muito seguro, que não oferece nenhum risco ao seu dispositivo.
Os cuidados que o emulador requer são os mesmos de qualquer outra ferramenta a ser instalada no seu PC. Assim sendo, você deve baixar o arquivo executável a partir do site oficial da empresa, pois assim o arquivo não estará corrompido ou infectado por algum malware.
Além disso, todas as recomendações que mencionamos aqui devem ser seguidas. Inclusive e, principalmente, os requisitos mínimos do seu equipamento, pois só assim você terá uma experiência satisfatória, livre de bugs e travamentos.
Mas será que vale a pena?
Por fim, se você ainda está em dúvida se realmente vale a pena baixar o BlueStacks, saiba que ele não afeta e, nem mesmo, interfere em nenhum outro software que já esteja instalado em seu desktop.
É importante citar também, que o emulador não roda em segundo plano e não tem nenhum envolvimento com a divulgação de dados pessoais do usuário.
Para finalizar, não podemos esquecer de reforçar o quão fácil é a utilização do programa, tendo em vista que a interface é simples, clean e muito intuitiva.
Se você não tem dificuldades em mexer em seu smartphone, então, certamente, você também não terá nenhum problema para utilizar a ferramenta.
Em síntese, não há motivos para deixar de baixar o emulador do Android agora mesmo, pois ele é uma grande referência nessa área, além de ser confiável e eficiente no que se propõe a entregar!