“É possível saber quem visitou meu Twitter?” Caso essa ideia tenha surgido em sua mente, acompanhe este post aqui que nós temos algumas ideias a respeito deste assunto, que podem ser do seu interesse. Saber quem visita o seu Twitter pode ser útil tanto na vida pessoal como na vida profissional.
Para quem usa o perfil no Twitter para fins pessoais, a curiosidade é a maior explicação para essa vontade de ver quem acompanha suas publicações. Já para quem tem um perfil no Twitter com fins profissionais, ver quem visualiza seus Tweets é fundamental para saber se os seus seguidores e seu público alvo estão satisfeitos com essas publicações.
Muita gente age nas redes sociais da maneira que chamamos de low profile, ou seja, tem pouquíssimas publicações, raramente curte ou compartilha mesmo aquilo que gosta muito e normalmente se limita a dar algumas curtidas como feedback daquilo que gostou de ter visto.
Esse é um público que é difícil de atingir de maneira proposital, porque temos como informações apenas quem eles seguem e suas raras curtidas, isso se o perfil desse usuário for público, ou se fomos aceitos como seus seguidores.
Confira:
Estatísticas do Tweet – conhecendo seu público
Se o seu motivo para pesquisar quem visita seu perfil no Twitter diz respeito mais ao seu comportamento e suas publicações na rede, uma opção fica logo abaixo do seu Tweet publicado.
Quando você escreve um Tweet original, ou seja, uma publicação sua de uma foto, vídeo ou mensagem de texto, aparece um ícone extra na sua mensagem. Trata-se do botão Estatísticas, representado por um ícone de gráfico, com três barrinhas disformes.
Este ícone não aparece como opção disponível quando você faz um compartilhamento de tweet, por exemplo, por não ser uma publicação originalmente sua.Dentro da opção Estatísticas, você tem acesso a algumas informações que podem ser relevantes para sua pesquisa:
- Número de curtidas, número de retweets e número de comentários. Estas não são novidades e são comuns aos tweets não originais. Como novidade de informação temos:
- Número de impressões – se refere ao número de vezes que seu tweet foi visto no Twitter.
- Novos seguidores – número de seguidores que foram obtidos diretamente em função daquele Tweet. Ou seja, este número representa quantas pessoas passaram a seguir seu perfil a partir deste Tweet. Este número serve como um ótimo termômetro de popularidade e interesse no seu conteúdo, pois muitas vezes, um perfil comum e com poucos espectadores se torna famoso depois de viralizar uma única mensagem.
E, finalmente, número de visitas ao perfil – este número representa a quantidade de pessoas que, em função daquele Tweet específico, teve interesse e visitou o seu perfil e não apenas leu o Tweet no próprio feed.
Nesta área, existe uma informação extra, sobre alterar o seu Twitter para profissional. Isto pode tornar maior o alcance de seus Tweets e ser comercialmente melhor para você.
No site analytics.twitter.com você tem acesso às suas atividades e ao alcance delas no Twitter. Analisando estes dados, você pode conhecer melhor seus seguidores adaptando suas publicações ao interesse deles.
Como analisar minhas estatísticas no Twitter no PC?
Você também pode fazer a análise de dados do seu Twitter dentro da própria rede, sem acessar o site de ajuda. No menu principal, localizado no canto esquerdo de sua tela, existe a opção Mais. Clicando nela, você abre um novo menu onde consta a opção Estatísticas.
Se você nunca acessou essa área vai ficar surpreso com a quantidade de novas informações que pode obter de seu perfil com apenas alguns cliques.
Você terá acesso ao que o Twitter chama de Página inicial da conta. Esta é uma página atualizada diariamente, que faz sozinha uma análise de perfil e compara com status anteriores que você teve na rede.
Ao ler as primeiras informações, você verifica um resumo de 28 dias dos dados de sua conta, comparados às alterações de um período anterior. Também tem acesso ao número de visitas ao seu perfil neste período e ao número de seguidores atual (acompanhado do número de ganho ou perda destes).
Na área destaques de tweets você recebe dicas de como obter um maior engajamento de suas publicações, além de conhecer o mundo nos anunciantes, na aba de introdução às divulgações patrocinadas da rede social.
Se o seu interesse em saber quem visita o seu perfil no Twitter é comercial, se faz imprescindível o acesso ao setor de rastreamento de conversões da área Analytics do Twitter.
Nela é possível praticamente profissionalizar o uso que você faz da rede, controlando o comportamento do usuário, aprendendo a como reunir público e ter este público qualificado que você busca, ou seja, pessoas com probabilidade de se comportar da maneira que você espera (por exemplo: anunciar um produto – encontrar público certo – converter o público em uma venda de produto).
Como Saber Quem Visitou Meu Twitter?
Sabemos que a quantidade de visitas ao perfil do Twitter não tem exatamente relevância para alguns e que estes apenas querem saber quem visitou o seu perfil por motivos pessoais ou por pura curiosidade.
Em tempos de redes sociais monetizadas, onde tudo quanto é ação pode render retorno financeiro, as empresas que desenvolvem as redes se preocupam mais em desenvolver ferramentas que forneçam estatísticas gerais de público, mas não liberam para qualquer usuário a possibilidade de conferir pessoas por pessoa no que se refere a visitas.
Uma alternativa para quem quer saber quem visitou o seu perfil no Twitter é criar publicações que induzam o público a interagir de forma mais qualificada, como por exemplo, tendo a criatividade de fazer perguntas que levem ao leitor não só curtir ou retwittar, mas deixar ali escrita a sua opinião sobre o assunto.
A criação de enquetes também promove maior disponibilidade do público a sair da zona de conforto de apenas rolar o feed e deixar algumas curtidas. Vale tentar, como o próprio Twitter sugere, criar publicações com imagens ou GIFs, pois tornam o feed mais descontraído e aberto a participações.